A Usina Hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra – MG, agora conta com monitoramento completo por meio do SOMA, sistema desenvolvido pelo Cepel e líder no setor de geração de energia. Em dezembro de 2024, a equipe do Cepel finalizou a integração dos hardwares instalados pela equipe de Furnas, conectando as unidades 1 e 2 ao sistema de monitoramento de descargas parciais e completando a cobertura das oito unidades geradoras. Esse trabalho foi crucial para garantir a operação eficiente e confiável da usina, elevando ainda mais a performance das suas operações.
O SOMA oferece monitoramento da condição em tempo real, contribuindo diretamente para a eficiência energética e a manutenção preditiva. Além de otimizar custos, a solução permite a detecção precoce de falhas, possibilitando ações corretivas antes que se tornem problemas maiores. Com sensores de alta precisão, os dados são processados e enviados ao servidor SOMA, que gerencia as informações e as exibe em dashboards customizados para cada unidade geradora.
Leonardo Neves, integrante da equipe do SOMA, destacou um caso recente em que o sistema detectou um aumento no nível de descargas parciais em uma das máquinas. “Graças ao monitoramento constante, o colaborador de Furnas, Gilson Ávila, conseguiu identificar a anomalia, o que levou ao agendamento de uma parada de manutenção. Durante a inspeção, foi confirmado o problema, que foi prontamente corrigido. Esse episódio reforça a importância do monitoramento com o SOMA para garantir a confiabilidade operacional”, afirmou Leonardo.
Equipe e colaboração
A integração na Usina Hidrelétrica de Furnas contou com a participação local dos funcionários do Cepel Leonardo Neves Vilela e Caio Fleming Ferreira de Carvalho Cunha, além do suporte remoto da equipe de desenvolvimento do SOMA composta por Diogo Rafael, Bruna de Andrade e Ighor Souza. Do grupo Furnas, acompanharam as atividades Rodrigo Pinto, Marcelo Antônio e Gilson Ávila, cujas contribuições foram essenciais para o sucesso da implementação.
Para Frederico Tassi, gerente do projeto SOMA, “a conclusão de mais uma etapa de sucesso na Usina Hidrelétrica de Furnas representa uma vitória importante não apenas para o Cepel, mas também para o grupo Eletrobras como um todo. O SOMA continua a demonstrar seu potencial como solução inovadora no monitoramento de ativos, promovendo a segurança e a eficiência das operações”.