Em julho, o Cepel alcançou uma marca significativa para sua área de laboratórios, agora ainda mais preparada para atender fabricantes, importadores e representantes de equipamentos elétricos em todo o país. No último dia 12, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – Cgcre/Inmetro concedeu ao Centro a extensão da acreditação para realizar ensaios de conformidade de equipamentos elétricos, alinhados aos rigorosos padrões de qualidade e segurança do órgão. Esta atualização não apenas renovou a habilitação de áreas já acreditadas, mas também ampliou os tipos de ensaios possíveis, permitindo ao Centro conferir o selo de qualidade do Inmetro a produtos que atendem aos requisitos regulatórios.
Desde 1987, o Cepel é um parceiro fundamental do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), destacando-se pela excelência técnica e compromisso com a conformidade regulatória. Ao longo dos anos, o Centro tem expandido constantemente sua capacidade laboratorial, adaptando-se às demandas tecnológicas e regulatórias emergentes do setor elétrico nacional. Este contínuo investimento em atualização e expansão reforça o compromisso do Cepel em aprimorar a qualidade, eficiência e segurança dos equipamentos elétricos no Brasil.
A mais recente renovação da acreditação do Cepel inclui a extensão do escopo para áreas estratégicas, como a adaptação da área de Módulos Fotovoltaicos e do Laboratório de Smart Grids à Portaria n.º 140/2022 do Inmetro, principal regulamentação para o segmento de sistemas fotovoltaicos, além da inclusão da atividade de Segurança Elétrica no Laboratório de Eficiência Energética. Essas atualizações são complementadas pela consolidação de áreas já reconhecidas, como Máquinas de Lavar e Refrigeração, reafirmando o compromisso do Centro com a excelência técnica e a conformidade normativa.
Módulos Fotovoltaicos
Um dos destaques é a aprovação da área de Módulos Fotovoltaicos para ensaios segundo os padrões da Portaria n.º 140/2022 do Inmetro, o regulamento mais atual para equipamentos de sistemas fotovoltaicos. A área agora está apta a avaliar, por meio de ensaios no laboratório, o desempenho dos módulos em termos de segurança elétrica, qualidade de energia, desempenho energético e compatibilidade eletromagnética, conforme requisitos técnicos normatizados. Poucos laboratórios no país operam segundo os requisitos estabelecidos na referida portaria, que determinou o prazo de maio deste ano para adequação.
Laboratório de Smart Grids
Ainda voltado para o segmento de energia solar fotovoltaica, outra área do Cepel incluída no escopo da acreditação foi o Laboratório de Smart Grids (LabSG). Neste processo de acreditação, o LabSG foi avaliado para realização de mais de 20 tipos de ensaios em inversores fotovoltaicos dos tipos conectado à rede (on-grid), autônomo (off-grid) e híbrido (on-grid com baterias), bem como para a realização de ensaios em controladores de carga e descarga de baterias, também segundo requisitos da portaria do Inmetro, obtendo resultado plenamente satisfatório, sem registro de não conformidade.
A escolha por acreditar os ensaios em inversores fotovoltaicos e controladores de carga e descarga de baterias foi estratégica. As fontes renováveis, em plena expansão no Brasil e no mundo, têm papel fundamental na transição energética. Por isso, o Cepel prioriza em suas pesquisas e em sua estratégia de negócio fornecer apoio tecnológico para que as empresas do setor possam se adequar a esta nova realidade.
Segurança Elétrica
Parceiros histórico do PBE, o Cepel tem atuação consagrada na avaliação de aparelhos residenciais e comerciais, em áreas como Iluminação, Condicionadores de ar e Refrigeração, que teve novos tipos de ensaios aprovados pelo Inmetro. Dessa vez, a área de ensaios de Máquinas de Lavar foi também incluída no escopo da acreditação.
Se a avaliação de eficiência de eletrodomésticos já era um campo de atuação destacado no Cepel, uma nova atividade agora conta também com o reconhecimento do Inmetro: a Segurança Elétrica. A segurança elétrica diz respeito à prevenção contra riscos de choques, além de avaliar aspectos como pontos cortantes nos equipamentos. Com a inclusão dessa área no escopo da acreditação, o Centro agora está habilitado a conferir a conformidade aos padrões de segurança de condicionadores de ar, refrigeradores, máquinas de lavar, entre outros.
Entenda a Acreditação
A acreditação de laboratórios é realizada pela Cgcre/Inmetro: único organismo de acreditação reconhecido pelo governo brasileiro. A acreditação é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência para desenvolver suas atividades de acordo com requisitos preestabelecidos. A avaliação feita pela Cgcre/Inmetro para conceder a acreditação abrange a qualidade de planejamento e execução das atividades de um laboratório, qualificação de sua equipe, isenção técnica, entre outros fatores. A acreditação, portanto, é um reconhecimento de relevância nacional e internacional da competência técnica do Cepel.
A infraestrutura laboratorial do Cepel abrange áreas especializadas, incluindo corrosão, química, metalografia, mecânica, mecatrônica, alta potência, alta, extra e ultra-alta tensão, smart grids, subestações digitais e eficiência energética. Esta ampla gama de capacidades possibilita ao Centro atender plenamente às necessidades de clientes e parceiros em todo o setor elétrico, oferecendo suporte completo desde projetos até ensaios, medições e certificações.
Para mais informações sobre como o Cepel pode ajudar sua empresa a alcançar os mais altos padrões de qualidade e segurança no setor elétrico, entre em contato pelo e-mail comercial@cepel.br.