Entre os dias 4 e 7 de junho, os colaboradores André Luiz Diniz e Pedro Tiago Lira, do Departamento de Sistemas Eletroenergéticos (DSE), marcaram presença no 23º PSCC – Power Systems Computation Conference, realizado em Paris. Os trabalhos apresentados pelo Cepel serão publicados em uma edição especial da “Electric Power System Research“, importante periódico na área de engenharia elétrica. André Diniz destaca que essas apresentações reforçam a atuação do Cepel em pesquisas aplicadas no planejamento e operação de geração e transmissão, além de aprimorarem modelos energéticos para melhor representar o sistema interligado nacional e obter preços de energia mais realistas.
Diniz apresentou o trabalho desenvolvido com Cristiane Cruz e Lílian Chaves, pesquisadoras do DSE, sobre análise dos valores da água e preços de energia e como eles são afetados no modelo DECOMP ao empregar o NEWAVE híbrido. Intitulado “Water Values and Marginal Costs For Power Generation Planning Under More Restrictive Constraints and A More Detailed Representation of The Hydro Plants“, o trabalho realiza uma análise das funcionalidades que consistem em uma representação mais detalhada das características e restrições operativas das usinas hidrelétricas.
Pedro Tiago Lira apresentou o trabalho intitulado “Multi-Plant Hydro Power Production Function Modeling: Application To The Stochastic Mid-Term Hydrothermal Planning Problem“. A pesquisa, relacionada à dissertação de mestrado de Pedro, defendida em fevereiro de 2023, consiste em uma abordagem intermediária da função de produção das usinas hidrelétricas, entre a modelagem a reservatórios equivalentes, que representa o sistema de forma mais aproximada, e a modelagem individualizada, que representa as usinas de forma mais detalhada, porém apresenta um custo computacional mais elevado para resolução do problema.
Também em Paris
Os pesquisadores do Cepel visitaram a RTE – Réseau de Transport d’Eletricité, onde discutiram possibilidades de cooperação técnica com profissionais da operadora do sistema de transmissão francês. Além de estreitar os laços entre as instituições, a possível colaboração será útil em duas frentes de trabalho do DSE, para atender a demandas da Eletrobras:
- A modelagem de restrições horárias no planejamento de mais longo prazo, para estudos de expansão dos ativos de geração da Eletrobras, e
- A representação de restrições com variáveis inteiras nos modelos de médio e longo prazos, de forma a representar de forma mais fidedigna as restrições impostas pela Agência Nacional das Águas (ANA) e, assim, tornar o preço de energia mais aderente à realidade operativa.