O Workshop da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), realizado no dia 2 de maio em São Paulo, contou com a presença do Cepel em importantes discussões sobre o trabalho realizado pela CPAMP no ciclo 2023-2024. Cristiane Cruz, pesquisadora do Departamento de Sistemas Eletroenergéticos, apresentou os avanços significativos alcançados pelo Cepel nos dois últimos anos que aprimoraram o desempenho computacional do modelo NEWAVE e que contribuíram para viabilizar o uso do NEWAVE híbrido nos processos realizados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O NEWAVE híbrido, programado para ser adotado pelo ONS e pela CCEE a partir de janeiro de 2025, permite a representação individualizada das usinas hidrelétricas em parte ou em todo o horizonte de planejamento do modelo. Isso representa ganhos relevantes no detalhamento da configuração hidrelétrica em estudos de médio e longo prazos, possibilitando adicionalmente a inclusão de novos componentes hidráulicos e restrições operativas. Como resultado, há uma estimativa mais precisa dos valores da água e dos custos marginais de operação do sistema, que norteiam os resultados dos modelos DECOMP e DESSEM1, usados para o despacho e a formação de preços.
A pesquisadora destaca ainda que as evoluções metodológicas e avanços computacionais apresentados refletem o compromisso contínuo do Cepel com a qualidade científica e a promoção da inovação tecnológica.
Você sabia?
O modelo NEWAVE, desenvolvido pelo Cepel, constrói uma política operativa mensal, utilizada oficialmente no setor elétrico brasileiro, para o planejamento da expansão, operação energética, garantia física, leilões de energia e formação de preços.
O NEWAVE faz parte de importantes atividades do setor elétrico brasileiro, como: Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE); Programa Mensal de Operação (PMO) e Plano da Operação Energética (PEN); Comercialização – Cálculo do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD); definição e cálculo da Garantia Física e da Energia Assegurada de Empreendimentos de Geração; e elaboração de diretrizes para os Leilões de Energia. Está presente também na definição de estratégias corporativas de empresas e agentes do setor elétrico nacional.
Saiba mais sobre o CPAMP
A Comissão Permanente para Análise de Metodologias e programas Computacionais do Setor Elétrico, instituída pelo Ministério de Minas e Energia, é formado pela CCEE, responsável pela formação e gerenciamento da comercialização de preços no Brasil; Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), que traça as diretrizes para o planejamento da expansão do sistema elétrico no Brasil, e pelo ONS, responsável pelo planejamento da operação e programação do despacho do sistema. A participação do Cepel no Workshop da CPAMP se comprova ainda mais essencial, uma vez que seus interlocutores são clientes do Cepel não apenas por meio do NEWAVE, mas também por outras soluções Cepel, como ANAREDE, ANATEM e PacDyn. Saiba mais sobre os produtos do Centro, clique aqui.
_____________
1 DECOMP e DESSEM são Soluções Cepel que também atuam no auxílio ao despacho energético e formação de preços de médio prazo (até 5 anos), curto prazo (até 12 meses, com processo de transferência de funções contínuas mensal e semanal) e programação diária.