Uma equipe do Departamento de Gestão de Ativos (DGA) do Cepel visitou a Itaipu Binacional, no fim de novembro, para instalar o sistema de medição de descargas parciais (IMA-DP). Os pesquisadores do Centro também capacitaram a equipe de monitoramento da hidrelétrica nas funcionalidades da versão 22 do programa.
Desenvolvido pelo Cepel, o IMA-DP avalia o isolamento dos equipamentos elétricos de alta tensão pelo registro de Descargas Parciais (DP), que indicam a possibilidade de falhas nestes equipamentos. Seu uso tem sido crescente entre as empresas do setor elétrico brasileiro como ferramenta de gestão de seus ativos, visando a sua maior disponibilidade.
Uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional é uma usina essencial para o abastecimento de Brasil e Paraguai. No período do trabalho da equipe do Cepel, por exemplo, a unidade gerou aproximadamente 13.000 MW. Garantir a confiabilidade da usina é uma questão estratégica para ambos os países. Para isso, sua equipe técnica utiliza as melhores ferramentas e equipamentos disponíveis no mercado.
Neste contexto é que foi feita a instalação e a instrução de pessoal da Itaipu Binacional para uso das novas funcionalidades presentes no IMA-DP 22. O principal destaque é a chamada Separação Automática de Pulsos (Pulse Shape Analisys), um recurso que permite separar as descargas parciais dos ruídos e/ou corona. A função é considerada novadora e disruptiva por Hélio Amorim, gerente do projeto.
– O estudo de monitoramento feito pelo Cepel tem incentivado vários mestrados e doutorados na área. Isso mostra que estamos no caminho certo e, principalmente, minimiza a dependência internacional para esse tipo de tecnologia. O IMA-DP é um orgulho para o país – ressaltou o pesquisador.
Acesse www.cepel.br e saiba mais sobre as linhas de pesquisa do Centro.