Itaipu Binacional passa a utilizar o IMA-DP para monitorar seus ativos

Uma equipe do Departamento de Gestão de Ativos (DGA) do Cepel visitou a Itaipu Binacional, no fim de novembro, para instalar o sistema de medição de descargas parciais (IMA-DP). Os pesquisadores do Centro também capacitaram a equipe de monitoramento da hidrelétrica nas funcionalidades da versão 22 do programa. 

Desenvolvido pelo Cepel, o IMA-DP avalia o isolamento dos equipamentos elétricos de alta tensão pelo registro de Descargas Parciais (DP), que indicam a possibilidade de falhas nestes equipamentos. Seu uso tem sido crescente entre as empresas do setor elétrico brasileiro como ferramenta de gestão de seus ativos, visando a sua maior disponibilidade. 

Uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional é uma usina essencial para o abastecimento de Brasil e Paraguai. No período do trabalho da equipe do Cepel, por exemplo, a unidade gerou aproximadamente 13.000 MW. Garantir a confiabilidade da usina é uma questão estratégica para ambos os países. Para isso, sua equipe técnica utiliza as melhores ferramentas e equipamentos disponíveis no mercado. 

Neste contexto é que foi feita a instalação e a instrução de pessoal da Itaipu Binacional para uso das novas funcionalidades presentes no IMA-DP 22. O principal destaque é a chamada Separação Automática de Pulsos (Pulse Shape Analisys), um recurso que permite separar as descargas parciais dos ruídos e/ou corona. A função é considerada novadora e disruptiva por Hélio Amorim, gerente do projeto. 

– O estudo de monitoramento feito pelo Cepel tem incentivado vários mestrados e doutorados na área. Isso mostra que estamos no caminho certo e, principalmente, minimiza a dependência internacional para esse tipo de tecnologia. O IMA-DP é um orgulho para o país – ressaltou o pesquisador.  

Acesse www.cepel.br e saiba mais sobre as linhas de pesquisa do Centro. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo