Entre os dias 14 e 15 de março, o Cepel realizou um treinamento com base no Guia de Boas Práticas – Metodologia para Cálculo de P90 e Identificação de Incertezas na Produção Energética de Empreendimentos Eólicos para seis alunos da Eletrobras. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Ricardo Marques Dutra e Vanessa Gonçalvez Guedes do Departamento de Transição Energética e Sustentabilidade (DTS).
O curso contemplou temas como incertezas em um projeto de geração de energia eólica; incertezas relacionadas aos sensores de velocidade do vento e suas instalações; os documentos necessários para obtenção das informações para o cálculo de P90, entre outros temas. O Guia de Boas Práticas, utilizado como material principal do treinamento, trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Cepel para o cálculo de P90 e padronização das incertezas envolvidas no cálculo da previsão de produção energética de parques eólicos. Este Guia foi o motivador para o desenvolvimento da plataforma CALC-P90e, além de também atender uma solicitação da Eletrobras para tornar o uso da metodologia mais fácil e em ambiente web.
No primeiro dia do treinamento a pesquisadora Vanessa Guedes apresentou toda base teórica do cálculo de incerteza e mostrou, detalhadamente, toda a metodologia no Guia de Boas Práticas. No segundo dia do treinamento o foco foi o uso da plataforma CALC-P90e ministrado pelo pesquisador Ricardo Dutra, onde os pesquisadores, também do DTS, Katia Cristina Garcia, Sergio Roberto Ferreira Cordeiro de Melo, Angelo Musto e Vitor Pinheiro deram suporte aos alunos. A realização do curso com contato direto na plataforma é essencial para que os alunos possam entender todas as funcionalidades, além de contar com o suporte de especialistas que puderam sanar todas as dúvidas.