O Cepel recebeu, no final de janeiro, representantes da Petrobras que conheceram mais sobre as instalações do Centro por meio da visita aos laboratórios onde ensaios, fruto da associação especial da Petrobras ao Centro, serão realizados. Além disso, a visita também serviu para a prospecção de novos de projetos e serviços.
Atualmente, quatro projetos estão em andamento entre Cepel e Petrobras. O projeto que trouxe os visitantes ao Centro é chamado de Diatermica Plus, e é um projeto da linha de sistemas de monitoramento focados para avaliação de integridade de componentes de termelétricas. Este tema tem sido tratado pelo Cepel há mais de trinta anos, e o produto deste projeto servirá para realizar o monitoramento de fadiga em componentes cruciais de termelétricas e estimar a vida remanescente destes componentes.
A equipe da Petrobras conheceu as estruturas da Unidade Ilha do Fundão, onde visitaram os laboratórios de Metalografia, Fluência, Química, Corrosão, Fadiga e Mecatrônica. Bruno Reis Cardoso, pesquisador do Cepel e gerente do projeto Diatermica Plus destacou que:
“No Cepel também realizamos pesquisa básica, mas o nosso foco principal é a pesquisa aplicada para solucionar um problema e desenvolver uma solução, de modo onde é possível replicar essa solução. Afinal, dentro de uma empresa é possível identificar mais de uma área que necessita do mesmo suporte, portanto nossa missão é identificar as oportunidades para atender aos nossos associados e clientes da maneira mais abrangente possível”.
Associado Especial
A Petrobras é associada especial do Cepel, mas além dela existem mais de 10 outras empresas também de grande relevância para o setor elétrico nacional que investem na pesquisa que constrói o futuro. Entre os benefícios de se associar ao Cepel estão: acesso ao conhecimento de equipes técnicas multidisciplinares, infraestrutura laboratorial de excelência para a realização de ensaios e pesquisa experimental, acesso a informações sobre os principais projetos de P&D+I do Cepel, possibilidade da utilização de uma parcela do aporte anual ao Cepel como contrapartida em: aquisição de produtos do Centro, realização de serviços laboratoriais e de campo, perícias e estudos, aquisição de licenças de uso de programas e suas renovações, inscrições em cursos ministrados pelo Cepel, e muito mais, clique aqui e veja a lista completa.