De 12 a 16 de dezembro, o Cepel recebeu a visita de uma comitiva japonesa em um encontro de duplo propósito: as realizações de atividades técnicas na área de Eficiência Energética do Centro e de uma reunião institucional, no dia 15, entre diretores do Cepel e representantes do Consulado do Japão no Rio de Janeiro.
Na reunião do dia 15, o cônsul-geral, Ken Hashiba, a cônsul econômica Sachi Nakano e o assessor econômico Bruno Epiro Gruenbaum foram recebidos pelo diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e pelo diretor de Laboratórios e Serviços Tecnológicos, Orsino Borges. Os visitantes assistiram a uma apresentação do projeto Casa NZEB e conheceram as áreas de Sistemas Fotovoltaicos (LabSol) e de Refrigeração do Laboratório de Eficiência Energética do Cepel (LabEE).
A visita mais recente dos representantes do consulado teve origem num encontro anterior, realizado em outubro, com a presença da embaixadora do Japão no Paraguai, quando a atuação do Cepel no tema Eficiência Energética foi tratada. A intenção dos cônsules foi também de se encontrarem com a equipe técnica japonesa envolvida nas atividades de um Programa definido no Acordo de Cooperação Técnica em Conservação de Energia entre Japão e Brasil, estabelecido entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil – MME e o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão – METI. O Cepel participa deste Programa a convite do MME. Além da equipe japonesa, um grupo de pesquisadores representantes do Inmetro e do Labelo/PUCRS (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios) esteve reunido durante aquela semana para as atividades realizadas no Cepel.
O Programa visa a promover a eficiência energética de equipamentos elétricos industriais e de uso doméstico, como condicionadores de ar e geladeiras. Neste conjunto de atividades, representantes do The Energy Conservation Center – Japan (ECCJ) e do Air Conditioning and Refrigeration Testing Laboratory (JATL) trabalharam com pesquisadores do Centro e do Inmetro e Labelo/PUCRS na realização de ensaios de desempenho de eficiência energética na área de Refrigeração do LabEE, na Unidade Fundão do Cepel. Esta foi a terceira etapa, depois de duas etapas de treinamentos. A próxima atividade prevista no Programa é um workshop a ser realizado no Japão, que terá também participação de técnicos brasileiros.
A equipe técnica japonesa presente nos trabalhos foi composta por Kazuhiko Yoshida, do The Energy Conservation Center Japan (ECCJ), Koji Mori e Masaru Honda, ambos do Japan Air Conditioning and Refrigeration Testing Laboratory (JATL). Pelo Inmetro, participaram Felipe Monteiro e Hércules Antônio Souza; Leandro Weschenfelder e Rodrigo Silveira representaram o Labelo/PUCRS.
Na sexta-feira, 16, último dia das atividades técnicas do Programa, os participantes conheceram a Unidade Adrianópolis do Cepel, onde puderam ver de perto as novas instalações do primeiro laboratório no Brasil para ensaios de eficiência energética em equipamentos para refrigeração comercial e industrial, resultantes de Convênio Eletrobras/Procel e Cepel, bem como as instalações dos laboratórios de Alta Tensão e Ultra-Alta Tensão.