Com mentoria técnica do Centro, evento desafia participantes a criar soluções de IA para identificar perfis de carga e geração distribuída aplicando visão computacional.
O Cepel entrou em campo como parceiro estratégico da 3ª edição do Hackathon Radix Energia & Inovação, uma iniciativa que une a Radix, o ecossistema Maravalley e a AXIA Energia em busca de soluções novas para velhos desafios.
Nesta edição, o foco toca em um ponto crítico da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN): como usar Inteligência Artificial e Análise de Dados aplicando técnicas de visão computacional e reconhecimento de padrões para caracterização do perfil da carga em torno de subestações do sistema elétrico, identificando: se a região é predominantemente residencial, comercial ou industrial (ou um mix dessas categorias); e se há presença significativa de geração distribuída solar fotovoltaica (rooftop). A proposta é gerar insights que permitam reduzir a incerteza na composição da carga ligada a uma subestação e apoiar a parametrização de modelos de carga mais realistas, como o Composite Load Model (CLM), em ferramentas como programa Anatem.
Com duração de dois meses, o hackathon será realizado de forma remota e contará com capacitações, mentorias e encontros técnicos conduzidos por especialistas do setor energético e industrial. Os participantes desenvolverão Produtos Mínimos Viáveis (Minimum Viable Product – MVPs), integrados a dados reais do segmento, em colaboração direta com as instituições Cepel e AXIA Energia.
Ao final do ciclo, as equipes finalistas apresentarão suas soluções em um evento presencial no Maravalley, que reunirá empresas e especialistas do setor para a avaliação dos projetos. As equipes vencedoras ganharão R$ 10 mil (1º lugar) e R$ 5 mil (2º lugar), respectivamente.
Para Ligia Rolim, pesquisadora que está liderando a participação do Cepel no evento, essa aproximação com o ecossistema de inovação é uma via de mão dupla:
“É uma oportunidade excelente de conectar a expertise técnica consolidada do Cepel com a inovação das novas gerações de desenvolvedores. Iremos mentorar essas equipes, promovendo a inovação e garantindo que as soluções propostas aplicando IA tenham aderência à realidade do setor elétrico e resultem em uma metodologia replicável. É um ambiente de inovação aberta acontecendo na prática, unindo experiência e criatividade para resolver problemas complexos, para os quais ainda não temos solução.”
Qual o nosso papel?
Como referência em pesquisa, o Cepel atuará diretamente na colaboração técnica. Os participantes desenvolverão seus MVPs (Produtos Mínimos Viáveis) com base em dados reais e terão acesso à expertise dos nossos especialistas para validar suas ideias.
O evento, que tem histórico de gerar projetos de P&D milionários para o setor (como nas edições anteriores com ANEEL e ANP), reforça o compromisso do Centro em produzir conhecimento para impulsionar a tecnologia em parceria com o mercado.
As inscrições são gratuitas e vão até 30/11. A final será presencial no Maravalley (RJ). Para mais informações, acesse o site: Hackathon Radix 2025