A semana do SNPTEE foi marcada por uma participação intensa da nossa equipe. O Cepel esteve presente em peso no XXVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), realizado entre 19 e 22 de outubro, em Recife (PE), com mais de 30 apresentações de trabalhos técnicos em diferentes grupos de estudo e um espaço exclusivo no estande da Eletrobras, dedicado a apresentar soluções, compartilhar resultados e fortalecer conexões com profissionais de todo o país.
A edição deste ano reuniu mais de 3 mil participantes, de 16 países e 238 cidades, e contou com 2 mil informes técnicos submetidos, 641 aprovados e 518 apresentados ao longo dos três dias de evento, números que mostram a grandeza e a relevância do SNPTEE como um dos maiores encontros técnicos do setor elétrico da América Latina.
Nas redes sociais, realizamos uma cobertura detalhada do evento, destacando os principais momentos da atuação de nossas equipes.
E o encerramento veio com chave de ouro: o Cepel conquistou cinco menções honrosas, um reconhecimento ao trabalho de quem pesquisa, inova e contribui para o avanço tecnológico do setor elétrico brasileiro.
🏆 Pesquisadores premiados:
- Alexia Rodrigues (GCR) – Comercialização, economia e regulação do mercado de energia
📄 Sistemas fotovoltaicos flutuantes em reservatórios hidrelétricos com mineração de bitcoin: análise de viabilidade econômico-financeira e definição da fronteira eficiente.
- Hélio Amorim (GDI) – Sistemas de distribuição
📄 Diagnóstico on-line dos cabos subterrâneos isolados de 138 kV através da medição de descargas parciais pelo cabo de aterramento.
- Juliano Lucas Souza de Abreu (GMA) – Desempenho ambiental de sistemas elétricos
📄 Pegada de carbono da transmissão de energia elétrica: diretrizes e um estudo de caso para o Brasil.
- Lilian Chaves Brandão dos Santos (GCR) – Comercialização, economia e regulação do mercado de energia
📄 Metodologia para determinação do custo marginal hidrelétrico no processo de formação de preços de energia do Sistema Elétrico Brasileiro.
- Vinicius Rabelo, com coautoria de Lígia Rolim da Silva (GAT) – Análise e técnicas de sistemas de potência
📄 Metodologia e validação do modelo híbrido de carga e geração no programa Anatem.




Parabéns a todos os pesquisadores e pesquisadoras que representaram o Cepel e levaram o nome do Centro a mais uma participação marcante no SNPTEE!
A próxima edição já tem destino confirmado: Foz do Iguaçu (PR) será a sede do SNPTEE 2027, e, mais uma vez, estaremos presentes, levando conhecimento e contribuindo para o avanço do setor elétrico brasileiro.
Porque onde tem energia, vai ter Cepel sempre!