O setor de energia está em constante evolução, e, há 50 anos, o Cepel participa ativamente das suas transformações. Para ser ainda mais atuante e inovador, não apenas no âmbito tecnológico, mas também como player de mercado, o Centro tem adotado práticas modernas de gestão e relacionamento com seus stakeholders. Entre elas, a publicação de seu Relatório Anual de Sustentabilidade. Lançada hoje, a edição de 2023 é a quarta em padrão GRI e traz as principais conquistas e realizações do Centro no último ano, além de um panorama do seu potencial técnico para seguir contribuindo com a evolução do setor elétrico nacional.
A cada ano, o Cepel tem aprimorado os seus relatórios de sustentabilidade, e, pela primeira vez, utilizou uma materialidade própria para abordar temas pertinentes a sua natureza de instituição de ciência e tecnologia, como inovação tecnológica, transição energética e segurança de dados. A publicação de relatórios ESG (sobre aspectos ambientais, sociais e de governança) é uma boa prática de mercado, adotada pelo Centro para reforçar seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
Principais destaques de 2023
“Desde 2022, experimentamos um reposicionamento institucional visando tornar nosso Centro ainda mais próximo de nossos clientes e parceiros técnicos, com foco na eficiência e na geração de valor, pautados por desenvolver e aplicar tecnologias, ser eficiente e sustentável no longo prazo. Atrelados ao novo momento e acompanhando a reestruturação da nossa fundadora e principal mantenedora, Eletrobras, fizemos movimentos importantes em 2023 para estreitar as nossas relações”, comentou a diretora-geral, Fabiana Teixeira.
Com a capitalização da Eletrobras, o Cepel iniciou uma modernização da sua gestão e do seu modelo de negócios, e própria publicação de um relatório anual de sustentabilidade em padrão GRI foi uma boa prática de mercado adotada como parte dessa reestruturação. As informações relatadas na edição deste ano revelam alguns dos principais resultados do processo e as perspectivas de um Cepel que está cada vez mais ativo no mercado e integrado ao ecossistema de inovação para dar sua contribuição à transição energética e ao desenvolvimento tecnológico do Brasil e do mundo.
Clique aqui para acessar nosso Relatório de Sustentabilidade 2023 e conferir os detalhes das nossas realizações e conquistas no último ano!
IGS
Em seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, o Cepel não apenas publica seu Relatório de Sustentabilidade como dá um passo além: desenvolve ferramentas próprias para gestão, análise e reporte dos dados de ESG. Uma das principais é o Portal IGS® (Portal de Indicadores de Gestão de Sustentabilidade Empresarial), utilizado pela Eletrobras e pelo próprio Cepel na produção de seus relatórios.
Composto por três sistemas integrados (Gestão, Reporte e Analítico), o IGS é uma solução inovadora disponibilizada pelo Cepel no mercado para ajudar empresas em seu gerenciamento dos dados de sustentabilidade. Seu uso simplifica e agiliza processos de aquisição e análise, além de permitir o atendimento às crescentes exigências de sustentabilidade, gerando uma vantagem competitiva.
Recentemente, o sistema IGS Reporte se tornou software parceiro da GRI (Global Report Initiative). Com esse reconhecimento, oferece aos seus usuários a garantia de produzirem seus relatórios em conformidade com os padrões da principal organização de indicadores de sustentabilidade ESG do mundo.