No dia 30 de janeiro de 2024, teve início oficialmente o projeto SAGE-Furnas, que visa implantar a plataforma SAGE — Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia — nos Centros de Operação da Eletrobras Furnas. Solução tecnológica consagrada pelo mercado e desenvolvida pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), o SAGE é o Sistema SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition/Energy Management System) mais utilizado no Brasil, com mais de 2.000 instalações em todo o país.
Há mais de duas décadas, o sistema está em operação ininterrupta nos Centros de Controle das empresas Eletrobras e nas suas subestações e usinas. Neste período, o SAGE contabiliza várias inovações que culminaram com sua utilização também como solução-núcleo do sistema REGER do ONS, que abrange quatro centros regionais e o CNOS, além de grandes empresas do setor.
O SAGE tem um vasto histórico de atuação nos centros de controle e instalações do grupo Eletrobras. Desde 1998, a Eletrobras Furnas definiu o sistema como solução padrão para todas as suas usinas e subestações. Em 1999 a Eletrobras Eletronorte inaugurou seu Centro de Operação e, quatro anos depois, adotou o SAGE como padrão para todas as suas instalações. Nos anos seguintes, Eletrobras Chesf e CGT Eletrosul implementaram o SAGE em seus centros de controle e subestações.
O desenvolvimento de tecnologia nacional para supervisão e controle, através do projeto SAGE, contribuiu sobremaneira para o avanço da digitalização e automação das atividades de operação das empresas do grupo. Ter um padrão para este tipo de sistema trouxe economia expressiva, independência de fornecimentos externos e contribuiu para uma operação mais segura e eficiente das redes elétricas e instalações de geração da Eletrobras. A implantação do SAGE nos centros de controle de Furnas, projeto denominado SINERGIA, traz estes benefícios também para este nível de operação e complementa a padronização em todo o grupo.
Atualmente, a Eletrobras Furnas utiliza solução própria, o sistema SOL, desenvolvida internamente pela equipe técnica da empresa e mantida há mais de 25 anos. Apesar de o SOL continuar a atender às necessidades da operação em tempo real da empresa, a opção pela substituição pelo SAGE considerou, além da decisão estratégica da holding e da reconhecida qualidade e robustez do sistema do Cepel, os custos inerentes à manutenção e atualização tecnológica por equipe própria, quando comparados com a adoção da solução SAGE, mantida pelo Cepel, braço de pesquisa e desenvolvimento do grupo Eletrobras.
Os benefícios de se ter uma solução única para os sistemas de supervisão e controle são expressivos: conhecimento uniformizado da equipe técnica, facilidade na troca de informações entre as empresas do grupo, facilidade na comunicação entre os operadores, compartilhamento de resultados de melhorias e novas funcionalidades, dentre outros.
Sobre o trabalho, o diretor de Tecnologia do Cepel, Maurício Lisboa, afirmou: “É um momento marcante para o Cepel, a decisão da Eletrobras de implementar o sistema SAGE em todos os seus centros de operação. O Sistema, em constante evolução através da integração do conhecimento dos técnicos das Empresas Eletrobras, assume agora a responsabilidade e a honra de substituir o excelente sistema SOL da Eletrobras Furnas, mais um exemplo de sucesso da engenharia nacional”.
Projeto SAGE-Furnas na prática
O projeto é bastante desafiador, pois exige que toda a estrutura de centros de controle da Eletrobras Furnas seja atualizada mantendo o processo crítico de operação em tempo real da empresa sem qualquer interrupção. Para tal, será montada plataforma em ambiente virtual no Cepel para o desenvolvimento do projeto, enquanto se prossegue com as adequações de infraestrutura e aquisição de equipamentos por Furnas.
A plataforma no Cepel permitirá a simulação da nova arquitetura a ser implantada nos centros da Eletrobras Furnas e dará suporte às adaptações necessárias e aos desenvolvimentos demandados pela empresa para suavizar a transição do ambiente operativo para os usuários.
A partir da montagem da nova infraestrutura nos centros da Eletrobras Furnas, o SAGE será instalado e configurado, permitindo os testes em campo e a operação paralela entre SAGE e SOL durante o período de ambientação dos operadores. A expectativa é que o sistema esteja plenamente operacional ao final de 2025, mantendo as funcionalidades existentes e incorporando novas, visando aumentar a competitividade e eficiência da empresa.
“Para a Eletrobras Furnas, a unificação dos sistemas supervisórios dos Centros de Operação das empresas do grupo é importante para manter a eficiência e a confiabilidade da operação. A opção pelo uso do SAGE, em nossos centros de operação, atendidos atualmente pelo Sistema SOL, foi uma escolha natural visto que a empresa já utiliza este sistema na supervisão e controle de suas usinas e subestações”, afirma o diretor de Operação e Manutenção da empresa, Francisco José Arteiro.
As funções utilizadas atualmente pelos operadores do tempo real em Furnas foram identificadas e mapeadas nas facilidades correspondentes disponíveis no SAGE. Adicionalmente, durante o projeto algumas novas funcionalidades serão desenvolvidas pela equipe do Departamento de Automação de Sistemas do Cepel (DAS) para atender às necessidades específicas da subsidiária da Eletrobras.
O projeto está atualmente em fase de definição das Arquiteturas de Supervisão e Controle e Intracentros. Após essa etapa, seguirão a criação da plataforma nos Centros de Furnas, treinamentos básicos, configuração das funções SCADA, EMS e do simulador para treinamento de operadores, o TOPSIM. Por fim, será realizada efetiva implantação do SAGE na nova infraestrutura de operação da Eletrobras Furnas e entrega dos sistemas à operação após período de testes extensivos e operação paralela.