Cepel realiza diagnóstico sobre práticas de lubrificação em Termoelétricas da Petrobras 

Ao longo dos meses de abril e dezembro de 2023, uma equipe técnica do Cepel que atua na área de Materiais e Propriedades Mecânicas realizou sete visitas a Usinas Termoelétricas (UTEs) da Petrobras com o objetivo de realizar um diagnóstico das práticas de lubrificação em curso. As visitas realizadas são originadas das demandas identificadas no Projeto Teclubrificantes, realizado pelo Cepel para a Petrobras, e serviram para avaliar o progresso realizado pelas Usinas, sugerir melhorias necessárias para se atingir o estado da arte e elencar boas práticas percebidas nas diferentes UTEs.  As sete Usinas Termoelétricas visitadas foram: Baixada Fluminense e Seropédica (UTE BF e SRP), Ibirité (UTE IBT), Termorio (UTE), Termoceará (UTE TCE), Nova Piratininga (UTE NPI), Juiz de Fora (UTE JF) e Cubatão (UTE CBT).  

Em linhas gerais, o óleo lubrificante é essencial para o funcionamento de máquinas dinâmicas. Estima-se que, em média, 70% das falhas destes tipos de máquinas estão relacionadas direta ou indiretamente à lubrificação. Estas informações e estudos internos serviram de motivação para a Petrobras contratar o Cepel, no final de 2022, para realizar o Projeto Teclubrificantes, que consiste em desenvolver metodologias para melhorar as práticas de lubrificação, no contexto da indústria 4.0. O projeto foi planejado para ser executado em três etapas: I) Desenvolvimento de um modelo de programa de lubrificação; II) Avaliação técnica de sensores de lubrificantes disponíveis no mercado, e III) Elucidação dos mecanismos de formação de verniz em máquinas rotativas. 

A metodologia desenvolvida e empregada pelo Cepel neste trabalho realizado nas UTEs consistiu em avaliar oito temas relacionados à lubrificação: i) Recebimento, armazenagem, distribuição e manuseio do lubrificante; ii) Especificação técnica do lubrificante; iii) Precisão da aplicação dos lubrificantes; iv) Programa de análise de óleo lubrificante; v) Controle de contaminação dos lubrificantes; vi) Equipe de execução ou lubrificador; vii) Padronização das práticas de lubrificação e viii) Práticas de segurança, saúde e meio ambiente. 

De acordo com Arthur de Castro Ribeiro, da equipe Cepel, a abordagem utilizada nas visitas às UTEs correlacionaram diversos conhecimentos adquiridos pelo Centro ao longo dos anos: 

“Para cada um dos oito temas foram elaborados itens com as respectivas evidências de atendimento a serem verificadas. As evidências de atendimento aos requisitos envolveram análises de campo e documentais, de acordo com as especificidades demandadas para cada tema. Portanto, foi feita uma análise minuciosa dos processos de lubrificação, envolvendo todas as etapas que, direta ou indiretamente, podem alterar as propriedades do lubrificante e os resultados gerados pelas análises de laboratório”. 

Os anos de experiência em análises de óleo realizadas por meio da infraestrutura laboratorial do Cepel e com o Projeto Teclubrificantes, ainda segundo Arthur, reforçaram a capacidade do Cepel para realizar as inspeções, bem como os estudos e aplicações necessárias de acordo com a situação de cada Usina, de forma multidisciplinar: “Nosso conhecimento neste sentido é um diferencial, uma vez que conseguimos identificar oportunidades de melhoria em termos de amostragem e monitoramento do lubrificante. Especialmente, na interpretação de resultados de ensaios, entendendo que estes devem ser avaliados com parcimônia, ou seja, deve-se levar em consideração a representatividade do ponto de monitoramento, o tipo de máquina, a prática de amostragem, a incerteza da análise e do laboratório”. 

Além de Arthur de Castro Ribeiro e Toseli de Farias Matos, os profissionais do Cepel Henrique Mendes Barbosa Lopez e Nevardo Bello Yaya também fazem parte da equipe que atua no projeto e que participou das visitas às Termoelétricas da Petrobras nesta etapa. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo