Entre os dias 6 e 9 de novembro, no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos, em São Paulo, pesquisadores do Cepel marcaram presença no maior evento nacional sobre pesquisa operacional, o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO). Realizado anualmente desde 1968, o SBPO apresenta diversas soluções para problemas de decisão em diversas áreas, como agricultura, energia, defesa e saúde através de sessões técnicas com apresentações orais, pôsteres, palestras e minicursos.
O evento é formado por professores e estudantes de pós-graduação, analistas de organizações públicas e privadas, além de prestigiadas consultorias. A presença de vários trabalhos no tema de energia faz do SBPO um fórum para a discussão da modelagem matemática de problemas de decisão encontrados nos diversos segmentos do sistema elétrico. Para a ocasião, o Cepel submeteu cinco trabalhos técnicos:
“Avaliação da produção energética de um projeto eólico offshore no litoral fluminense”, apresentado pelo pesquisador José Francisco Moreira Pessanha do Departamento de Planejamento Energético, Comercialização de Energia e Regulação (DPC) do Cepel, e desenvolvido pela equipe: Luis Alberto Toscano Medrano (UFRRJ), Mário Jorge Cardoso de Mendonça (IPEA), Albert Cordeiro Geber de Melo (UERJ), Maria Elvira Piñeiro Maceira (UERJ), e Victor Andrade de Almeida (Cepel).
“Análise comparativa entre as abordagens dos modelos SUISHI e NEWAVE para a simulação da operação em sistemas hidrotérmicos interligados”, apresentado pelo pesquisador Rafael Olasagasti Rates do Departamento de Sistemas Eletroenergéticos (DSE) do Cepel, desenvolvido por: Fábio Rodrigo Siqueira Batista (Cepel), Maria Elvira Piñeiro Maceira (UERJ), Cristiane Barbosa da Cruz Oliveira (Cepel), Djalma Mosqueira Falcão (UFRJ) e Rafael Olasagasti Rates.
“Consideração de cenários de geração eólica em avaliações probabilísticas de desempenho do SIN”, apresentado pela pesquisadora Thatiana Conceição Justino do DPC, e desenvolvido pelos pesquisadores: Albert Cordeiro Geber de Melo (UERJ), José Francisco Moreira Pessanha (Cepel), Maria Elvira Piñeiro Maceira (UERJ), e Thatiana Conceição Justino.
“Otimização de portfólio de contratos de energia sob a ótica de uma empresa comercializadora de energia utilizando séries do PLDpro”, apresentado pelo pesquisador Diego Nascimento Maia do DPC, e desenvolvido pelo time: Ana Lucia Gouveia de Sabóia (Cepel), Miryam Gerk Curty (Cepel), e Diego Nascimento Maia.
“Análise do desempenho de distribuições weibull triparamétricas na geração de cenários sintéticos de energias afluentes aos reservatórios de usinas hidrelétricas”, que também ontou com a participação do pesquisador José Francisco Moreira Pessanha do DPC, desenvolvido por: Maria Elvira Piñeiro Maceira (UERJ), Albert Cordeiro Geber de Melo (UERJ), José Francisco Moreira Pessanha (Cepel).
O pesquisador José Francisco Moreira Pessanha, sobre a participação no evento, afirmou: “Participar de um evento como o SBPO é sempre uma oportunidade de aprendizado e de atualização sobre o estado da arte, não apenas das técnicas de pesquisa operacional, mas sobretudo das aplicações no setor energético. Por exemplo, na sessão de Pesquisa Operacional na Área de Energia foram apresentados trabalhos importantes acerca da comercialização de energia, energias renováveis (eólica e solar), confiabilidade, avaliação de riscos, modelos de otimização para a expansão e a operação do sistema elétrico e modelos de previsão de carga e de recursos energéticos renováveis”.