Pesquisadores do Cepel participam da 39° edição do Conaendi

Promovido pela Abendi há 39 anos, o evento é considerado o maior do segmento de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, além de ser consolidado como o principal encontro nacional entre especialistas da área de Gerenciamento da Integridade na América Latina. 

Os três dias de congresso ofereceram apresentações de trabalhos técnicos, cases de sucesso, painéis, mesas redondas. Reuniu os principais especialistas em temas centrais da cadeia produtiva, como Inovação em END e Inspeção, Tecnologia e Integridade Estrutural. O pesquisador do Cepel Josélio Buarque apresentou o artigo “Utilização de Ends para verificar a integridade de equipamentos em usinas hidrelétricas”. O pesquisador Ricardo Dutra também participou como palestrante e falou sobre “Inspeção e manutenção de aerogeradores”. 

Josélio explicou sobre a importância da realização dessas análises “A inspeção por ENDs desempenha um papel fundamental na garantia da segurança, confiabilidade, eficiência operacional e conformidade regulatória das usinas hidrelétricas, contribuindo para a produção sustentável de energia hidrelétrica. O pesquisador destacou também sobre os benefícios que a inspeção oferece “Ela garante redução dos custos de manutenção à Menor frequência de paradas; maior confiabilidade e disponibilidade da unidade; maior segurança de operação; redução das incertezas na estimativa da vida remanescente; e possibilita o planejamento para substituição ou reparos de equipamentos”, concluiu.  

Durante o congresso, o Cepel foi citado em alguns trabalhos, especialmente por Pedro Dolabella Portella, diretor do Departamento de Engenharia de Materiais no Instituto Federal para Pesquisa e Ensaio de Materiais (BAM) em Berlim, Alemanha. Glaucio Rigueira do Departamento de Metais e Mecatrônica participou do evento e falou sobre a visão do diretor. 

Segundo Pedro, o grupo de metalurgia do Cepel é equiparado ao Epri (Electric Power Research Institute), sendo referência em análise de falhas na América Latina. Paralelamente, também foi uma oportunidade de atualização dos pesquisadores presentes nas áreas de análise de falhas e de ensaios não destrutivos, com apresentações de corpos técnicos de diferentes instituições”.  

No total, mais de 1000 pessoas, 300 congressistas, 75 painéis, com exibição de 56 trabalhos técnicos fizeram parte do congresso. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo