Módulo 3 do Programa de Desenvolvimento da Liderança prepara gestores do Cepel para serem líderes comunicadores

Na terça-feira (07), as principais lideranças do Cepel participaram de mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), iniciativa em curso, alinhada com o planejamento estratégico do Centro. O Módulo 3 foi focado na importância da comunicação como ferramenta de gestão. O curso, ministrado pela consultoria Thutor, incluiu temas teóricos, práticos e envolveu os gestores do Centro em dinâmicas de grupos que proporcionaram a troca de conhecimento, além de dicas de gestão.  

Esse é o quarto encontro da Thutor com os gestores do Cepel, o primeiro foi em outubro de 2022 com o lançamento do programa PDL de forma on-line. Da mesma forma os módulos 1 e 2 também aconteceram virtualmente e, respectivamente, abordaram: “Manual do Líder — Papéis e Responsabilidades: A jornada do Colaborador”, e “Líder Desenvolvedor — Acompanhar; Desenvolver, Delegar e Dar Feedback”. 

Ao longo do Módulo 3, que aconteceu presencialmente no Cepel, foi abordada a comunicação não violenta, passividade X agressividade, além de assertividade. Esses são temas do cotidiano das empresas. Saber lidar com cada um deles é essencial para o bom relacionamento das equipes e, de igual modo, o bom andamento das atividades. Um dos pontos que não podem deixar de ser abordados nas instituições é a importância da comunicação: o diálogo entre os colaboradores, gestores e setores diversos é fundamental. 

A abertura do treinamento foi realizada pela Diretora de Gestão Corporativa do Cepel, Consuelo Garcia, que reforçou a importância da comunicação não só no Centro, mas em todas as áreas da nossa vida. Consuelo destacou que é uma grande satisfação proporcionar esse tipo de treinamento no Cepel e que ver a sala repleta de pessoas interessadas em se aperfeiçoar é gratificante. A diretora lembrou ainda que a Thutor foi responsável pela Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional que mapeou o Cepel no mês de novembro de 2022. A pesquisa ouviu todos os colaboradores do Centro (efetivos, terceirizados, bolsistas e estagiários), em duas etapas: pesquisa on-line e entrevistas com grupos focais. Além disso, para os chefes de departamento, também foram realizadas entrevistas individuais. Houve um engajamento superior 70%. 

O PDL está sendo realizado com o objetivo de orientar as lideranças do Cepel para resultados. Sendo esse um modelo de gestão que necessita de comprometimento das equipes, a comunicação se faz essencial. Além disso, o módulo 3 do programa orientou os gestores do Centro sobre a importância de conhecerem seus liderados e de estreitarem esses laços, pois a troca de conhecimento é parte integral de uma boa comunicação. 

Todo esse processo faz parte do planejamento estratégico do Cepel e reforça que capacitar os colaboradores é um dos objetivos da restruturação do Centro. Amilcar Guerreiro, diretor-geral do Cepel, afirmou: “liderança de equipe focada não só nos resultados, mas também nas pessoas reflete uma gestão que se empenha no sentido de cumprir da melhor forma o propósito da organização. O Cepel é referência em pesquisa, mas jamais se deve esquecer que isso somente é possível graças àqueles que realizam esses estudos. Comunicação é um dos elementos básicos para o exercício efetivo de uma gestão moderna e focada”. 

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