Entre 14 e 18 de novembro, o diretor de Tecnologia, Maurício Barreto Lisboa, e o pesquisador André Tomaz de Carvalho, chefe do Departamento de Tecnologia em Gestão de Ativos, representarão o Cepel em uma missão oficial organizada pela Embaixada do Canadá no Brasil. Em visita a Quebec e Montreal, eles irão conhecer e dialogar com empresas e instituições tecnológicas canadenses visando à criação de negócios e parcerias voltados ao setor elétrico brasileiro.
O itinerário da viagem prevê visitas a instituições de diversas naturezas, como fornecedores de sistemas de IA, IoT e outras soluções avançadas; empresas de engenharia e provedores de serviços; startups; universidades e centros de pesquisa e inovação. O foco do Cepel está no contato com empresas provedoras de tecnologia de Indústria 4.0 – como IoT, digital twins, IA e data analytics – para firmar parcerias estratégicas, técnicas e comerciais com o objetivo de acelerar e aprimorar do desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao setor de energia, além de fazer uma análise de mercado.
Outro ponto de especial interesse para o Cepel serão as visitas a institutos de tecnologia como o IID – Institute Intelligence and Data at Université Laval; o IReQ – L’Institut de Recherche d’Hydro-Québec e o MILA – Quebec AI Institute. Os representantes do Centro poderão avaliar in loco o modus operandi desses institutos e a sua relação com o ecossistema de inovação canadense.
A missão é uma iniciativa do Governo Federal canadense junto à Agência de Crédito à Exportação do Canadá (EDC). Também foram convidados executivos dos principais agentes do setor elétrico brasileiro para compor a comitiva, o que também é visto como uma oportunidade para novas parcerias em âmbito nacional.
Importância do Canadá para o setor elétrico mundial
O Canadá gerencia um sistema elétrico de grande complexidade para suprir uma das maiores demandas energéticas do mundo e atender a consumidores cada vez mais exigentes. Superando dimensões territoriais continentais e um clima rigoroso, o país desenvolveu um dos sistemas mais eficientes do mundo, utilizando sua sólida base de conhecimento em diversos segmentos tecnológicos.
A província de Quebec é reconhecida mundialmente como hub de empresas de tecnologia, com ambiente altamente favorável à inovação, incentivos financeiros competitivos e outros mecanismos que promovem colaboração internacional. Além disso, a presença da concessionária vanguardista Hydro Quebec, a maior do Canadá, contribui para o desenvolvimento de soluções específicas para o setor elétrico.