A oportunidade que a MP da Eletrobras oferece ao setor de P&D

A oportunidade que a MP da Eletrobras oferece ao setor de P&D

*Amilcar Guerreiro

A Câmara dos Deputados aprovou, no último 19 de maio, a Medida Provisória (MP) 1.031/21, que dispõe sobre a desestatização da Eletrobras. Muitos aspectos foram objeto de intensas discussões por especialistas. Sem tanto barulho, um ponto em particular não deve passar despercebido. Trata-se da aplicação de recursos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O texto aprovado mantém, como condição da desestatização, a obrigação, por um período predeterminado, de contribuições da Eletrobras ao Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel, principal instituição de P&D do setor elétrico brasileiro, embora amenize essa transição ao estender tal prazo de quatro para seis anos. Mas, por outro lado, traz inovações que podem ser vistas como promissoras para a área de P&D.

De fato, a MP oferece reais oportunidades para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), como o Cepel, na medida em que estende a todos os agentes setoriais a opção de aplicar em instituições dessa natureza, desde que vinculadas ao setor elétrico, e com isto ter satisfeita sua obrigação regulatória de investir em P&D.

A inovação introduzida pelo relator Elmar Nascimento é, mesmo, alvissareira. É sabido que o financiamento de P&D no setor elétrico com verbas provenientes da receita operacional das empresas tem privilegiado a aplicação em projetos específicos, com resultados aquém da expectativa, como é reconhecido pela própria Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A criação, pela Agência, de chamadas públicas para desenvolvimento de temas de interesse, os chamados P&D estratégicos da Aneel, em contraposição a projetos específicos propostos pelos agentes setoriais, é evidência desse reconhecimento.

Com efeito, a aplicação em P&D não deve se limitar ao apoio a projetos específicos. Dessa forma, negligencia-se o elemento central do ecossistema de inovação, que são as ICT.

As ICT têm a capacidade de percorrer todo o ciclo de vida das iniciativas em inovação tecnológica, desde a pesquisa básica, nível que se refere às atividades de pesquisa científica, inclusive do tipo acadêmica, até se obter um sistema real aprovado por meio de operações bem-sucedidas, nível alcançado quando o objeto da pesquisa está integrado e operando, sendo apropriado pelos agentes do mercado. Entre um e outro nível, percorre-se a escala de maturidade tecnológica, o que é possível somente quando ICT são envolvidas. Quando as aplicações em P&D se restringem a projetos específicos, tal percurso fica prejudicado ou é até interrompido.

O Cepel tem várias evidências de pesquisas que se transformaram em soluções absorvidas pelo mercado, como as aplicadas na supervisão e controle de sistemas elétricos, no diagnóstico da performance de equipamentos, na análise do comportamento e das perturbações da rede, em ferramentas para gestão da sustentabilidade, entre outras.

Permitir que parte dos recursos disponíveis no setor elétrico para aplicação em P&D possa ser dirigida ao suporte e ao custeio dessas ICT evita a dispersão de investimentos e contribui para que retornos substantivos, que exijam maior tempo de maturação, possam ser alcançados. E ainda pode significar redução de custo para as empresas na medida da redução das despesas com a gestão da aplicação desses recursos.

Captar recursos junto às empresas que têm a obrigação regulatória de aplicar em P&D constitui, assim, um grande desafio para as ICT. O Cepel, como uma delas, não está indiferente a este quadro. Ao contrário, está se preparando para enfrentar as transformações, não só de governança, mas regulatórias e setoriais que se avizinham. E tem amplas condições de superar, com eficiência, o desafio que se coloca, capitalizando o amplo reconhecimento de sua excelência técnica.

*Amilcar Guerreiro é diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL e ex-diretor da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e ex-secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia – MME

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo