Cepel desenvolve solução para diagnóstico de equipamentos de alta tensão de subestações

O novo produto da área de pesquisa em Gestão de Ativos do Centro foi desenvolvido no âmbito da Carteira de Projetos Institucionais para as empresas Eletrobras 

O Cepel desenvolveu um sistema na mesma linha do já premiado IMA-DP, voltado ao monitoramento de descargas parciais, para auxiliar no diagnóstico de equipamentos em subestações de alta tensão, como para-raios, transformadores de instrumentos, reatores e transformadores de potência. A nova solução, intitulada IMA-DP Subestações, foi implementada no âmbito do Projeto IMA, que integra a carteira desenvolvida pelo Centro em parceria com as empresas Eletrobras, e tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a gestão de equipamentos em operação no Sistema Interligado Nacional (SIN). 

O IMA-DP Subestações agrega várias metodologias que envolvem processamento de sinais, a partir das transformadas de Wavelet e Análise por componentes principais (PCA, do inglês Principal Component Analysis), e técnicas de inteligência artificial, como Machine Learning e Árvore de Decisão. Uma das grandes vantagens da solução é que o analista passa a contar com um sistema automático para a tomada de decisão.  

O pesquisador Hélio Amorim, gerente do projeto IMA, explica que a nova solução é resultado de quatro teses de doutorado e várias dissertações de mestrado defendidas nos últimos anos com o apoio do Cepel, “formando uma engrenagem que pulsa conhecimento e pesquisa, e constitui mais uma contribuição do Centro para o acervo tecnológico brasileiro”, juntamente com outros produtos da linha IMA –  como o IMA-DP Acústico (sinais acústicos), o IMA-CTD (medição de capacitância e tangente delta), o IMA-DP UHF (medição de sinais elétricos em ultra-alta frequência) e o IMA-Gap (medição de entreferro) –  e demais soluções da carteira de produtos do Cepel”. 

Os testes, para validação do IMA-DP Subestações, foram realizados em subestações de Furnas. “Fomos a quatro grandes subestações de Furnas, importantes para o setor elétrico brasileiro – SE Tijuco Preto (Mogi das Cruzes), SE Brasília Sul (Brasília/DF), SE Samambaia (Brasília/DF) e SE Brasília Geral (Brasília/DF) – com o objetivo de apresentar a solução, discutir novas implementações e reavaliar casos suspeitos. A atividade no campo contribui para a evolução e para o aperfeiçoamento de ferramentas como esta. Consideramos a etapa como um processo evolutivo natural do sistema, que já demonstra resultados surpreendentes. Posso afirmar, sem medo de errar, que se está construindo um sistema de diagnóstico de mais alto nível, com ferramentas de última geração, talvez sem precedentes no mundo”, ressalta Hélio, salientando o valor da parceria de longa data com Furnas para os resultados obtidos. 

Em fevereiro de 2022, o Cepel ministrará curso sobre IMA-DP Subestações para habilitar os profissionais de Furnas no uso da ferramenta em subestações da empresa.  A expectativa é que outras empresas do setor elétrico brasileiro passem a utilizar a solução em seguida. 

Participaram das atividades em campo pelo Cepel, além de Hélio Amorim, Paulo Roberto de Oliveira e Daniel Argolo. Por Furnas, participaram: Ivair Dias, Gabriel Alves e Clayton Duarte. Integram a equipe desenvolvedora do IMA-DP Subestações os pesquisadores do Centro Caio Cunha e Thiago Baptista. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo