• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
XIII STPC tem três artigos do Cepel e apresentação do SINAPE.Net

Notícias

XIII STPC tem três artigos do Cepel e apresentação do SINAPE.Net

30-11-2016

O Cepel teve três trabalhos apresentados no XIII Seminário Técnico de Proteção e Controle (STPC), promovido pelo Cigré-Brasil e organizado pela Eletronorte. O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 23 e 27 de outubro. Além dos trabalhos aprovados, a participação do Cepel foi marcada pela demonstração do SINAPE.Net (Sistema de Gerenciamento e Análise Automática de Oscilografias Digitais) no estande conjunto de Eletrobras-Furnas-Cepel.


Marco Antonio Macciola Rodrigues, pesquisador do Departamento de Automação de Sistemas (DAS) do Cepel e coordenador do Comitê B5 (Proteção e Automação) do Cigré-Brasil, integrou a organização do seminário. Já o chefe do DAS, Raul Balbi Sollero, representou o diretor-geral do Cepel, Albert Melo, na mesa de abertura.


Além de Sollero, compuseram a mesa de abertura o diretor-presidente do Cigré-Brasil, Josias Matos de Araujo; o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Fábio Lopes; o superintendente de Engenharia de Sistemas de Operação da Eletronorte, Sidney Santana; o diretor de Planejamento e Programação da Operação do ONS, Francisco Arteiro; o diretor técnico de Itaipu Binacional, Airton Dipp; e o superintendente de Operações de Furnas, Mário Ellis.


Em sua fala, Sollero destacou o apoio técnico e institucional do Cepel ao STPC e a sintonia entre os temas preferenciais discutidos no evento e alguns projetos importantes do Centro, tais como o Sinape (Sistema Integrado de Apoio à Análise de Perturbações), o Sage (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), o Anafas (Análise de Faltas Simultâneas), o Anatem (Análise de Transitórios Eletromecânicos), o Soma (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos de Engenharia) e o DianE (Sistema de Análise e Diagnóstico de Equipamentos).


“Procurei deixar clara a importância do STPC como um dos fóruns em que o Cepel busca inspiração para traçar a rota de evolução de seus produtos, sintonizada com os desafios e reais necessidades dos usuários e com o ‘estado da arte’ na área. Hoje, isto inclui temas como o impacto da progressiva inserção de geração distribuída e intermitente na rede, transmissão em longas distâncias em ultra-alta tensão [CA e CC] e suporte a tecnologias recentes, tais como o padrão IEC61850 e as medições sincrofasoriais”, diz Sollero.


Marco Antonio Macciola Rodrigues participou das Comissões Técnica e Organizadora do XIII STPC. Um marco importante por ele destacado foi a preparação da sessão técnica especial, com a presença de especialistas internacionais, como Richard Hunt da GE Grid (Estados Unidos); Luis Fabiano Santos da ABB (Suíça); Roberto Cimadevilla da ZIV (Espanha); e Oliver Lippert da Siemens (Alemanha).


Artigos apresentados


Macciola é gerente do projeto SINAPE, no qual foram baseados dois dos trabalhos apresentados pelo Cepel, um deles de autoria do próprio pesquisador. ”Sistema de Análise Oscilográfica para Equipamentos Elétricos foi elaborado em conjunto com Furnas Centrais Elétricas. O artigo trata da extensão do SINAPE.Net para análise de eventos em equipamentos elétricos de subestações e usinas, como transformadores, reatores, banco de capacitores e unidades geradoras, características que interessam bastante às empresas transmissoras da Eletrobras”, explica o especialista.


Também sobre o SINAPE, o artigo Análise de perturbações utilizando uma ferramenta WEB para tratamento de registros oscilográficos foi apresentado pelo pesquisador do DAS João Câncio Colares de Oliveira. “O trabalho descreveu a aplicação de ferramentas desenvolvidas para facilitar a investigação pelo ONS de distúrbios elétricos ocorridos no Sistema Interligado Nacional através da análise de grandes quantidades de registros oscilográficos”, elucida.


Para o pesquisador, participar do evento foi ao mesmo tempo um privilégio e uma grande responsabilidade: “Não é sempre que temos uma oportunidade semelhante para divulgar o nosso trabalho e também de participar de palestras realizadas por conceituados profissionais atuantes na nossa área específica e em outras correlatas”.


Os dois artigos contaram com a coautoria dos pesquisadores André Luiz de Lins Miranda e Marcelo Batalha da Silva, ambos do DAS, e de Douglas Canto Medeiros, da PUC-Rio, além de profissionais de Furnas e do ONS.


Já o pesquisador José Eduardo da Rocha Alves Junior, do Departamento de Tecnologias de Distribuição (DTD) do Cepel, apresentou o artigo Sobre a Necessidade de Avaliação de Unidades de Medição Fasorial Antes de Serem Instaladas em Campo. O pesquisador explica como o trabalho foi desenvolvido:


“A tecnologia de Sistemas de Medição Fasorial Sincronizada [SPMS, na sigla em inglês], que se baseia nas Unidades de Medição Fasorial [PMUs], vai permitir uma grande melhoria no monitoramento do Sistema Interligado Nacional. O Laboratório de Medição Fasorial Síncrona [LabPMU] do Cepel conta com um Calibrador de PMUs modelo 6135/PMUCAL capaz de realizar todos os ensaios especificados na norma IEEE C37.118-1:2011. Entre as atividades desenvolvidas no LabPMU destaco a realização de ensaios de referência em PMUs de diferentes fabricantes”. “Este trabalho – continua o pesquisador - relata diversas situações, onde foi possível identificar casos que evidenciam a necessidade da realização de ensaios em laboratório para cada ‘firmware’ e configuração que se deseja utilizar em campo, evitando, assim, erros inesperados”.


O artigo tem coautoria de Cesar Jorge Bandim, Tiago Fernandes Moraes, Alex Jean de Castro Mello – todos do DTD – e de Leonardo Neves Vilela, da PUC-Rio.


Alves Junior ressaltou que, na apresentação, houve grande quantidade de perguntas, refletindo o interesse pelo trabalho e a “importância do tema dentro do contexto do STPC e também para o setor elétrico nacional”. Ele ressaltou ainda a grande quantidade de artigos técnicos de ótima qualidade apresentados e a excelente oportunidade para troca de experiências técnicas no evento.


O XIII STPC contou com cerca de 160 participantes, e teve 40 artigos técnicos e uma sessão especial apresentados em quatro dias de evento.


SINAPE.Net no estande de Eletrobras-Furnas-Cepel


Durante o XIII STPC, interessados puderam conferir demonstrações do sistema SINAPE.Net no estande conjunto de Eletrobras-Furnas-Cepel, que ficaram a cargo do pesquisador Marcelo Batalha, do DAS.


“O sistema SINAPE.Net foi bastante requisitado, despertando interesse especial na nova geração de especialistas e técnicos, atraídos pela demonstração das novas funcionalidades gráficas que o sistema oferece. Por exemplo, o desenho das oscilografias, a nova janela de fasores e o georreferenciamento de faltas, entre outras. Para mim, como pesquisador do Cepel, a experiência foi bastante enriquecedora, incluindo o contato com diversos profissionais da área."


Os participantes aproveitavam os momentos de intervalo das apresentações dos artigos no auditório principal para se dirigir aos estandes do evento e conhecer melhor as novidades do setor.