• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Sistemas de medição de Alta Tensão do Cepel são calibrados em Instituto Nacional de Metrologia da Finlândia

Notícias

Sistemas de medição de Alta Tensão do Cepel são calibrados em Instituto Nacional de Metrologia da Finlândia

08-05-2018

Em abril, o pesquisador Márcio Thelio Fernandes da Silva e o técnico Marcus Vinícius Barros Lopes, do Laboratório de Referência em Medição de Alta Tensão (CA2)do Cepel, estiveram no VTT Technical Research Centre of Finland, em Espoo, Finlândia. O objetivo foi realizar calibrações dos Sistemas de Referência do Centro por comparação com os padrões do VTT, tecnicamente reconhecido como Instituto Nacional de Metrologia em Alta Tensão.


Como explicam os especialistas, o CA2 é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para calibração de Sistemas de Medição em Alta Tensão (SMAT), em corrente alternada (ATCA), corrente contínua (ATCC) e impulsos. No caso de impulsos de tensão, o Cepel é designado pelo Inmetro como referência nacional, por ter o único laboratório acreditado para calibração de sistemas de medição para este tipo de grandeza no país.


“Um laboratório acreditado ou referência nacional como o do Cepel deve manter seus sistemas de referência calibrados e rastreados a padrões de Institutos Nacionais de Metrologia, de tal forma a garantir a menor incerteza possível nas calibrações para as quais é acreditado em Alta Tensão”, considera Márcio Thelio.


O pesquisador assinala que o Inmetro tem limitações de níveis de tensão em seus padrões de ATCA e ATCC e não possui padrões de impulso de tensão. “Os sistemas de referência do Cepel atingem níveis de tensão superiores aos limites do instituto. Daí a necessidade de o Centro rastrear seus sistemas padrão a sistemas no exterior”, afirma Márcio Thelio, acrescentando que o VTT vem realizando as calibrações nos sistemas do Cepel nos últimos 15 anos, a cada cinco anos.


Com o trabalho de calibração realizado no VTT, o Brasil continuará, por meio do Cepel, a ter um laboratório de referência em medição de Alta Tensão acreditado. Isto garante rastreabilidade e confiabilidade aos resultados dos ensaios em equipamentos elétricos para Alta Tensão a serem instalados no sistema elétrico brasileiro.


GT do Cigré realiza trabalho pioneiro


Durante sua estada na Finlândia, Márcio Thelio e Marcus Vinicius também fizeram uma comparação entre sistemas de referência para impulsos de perfuração de isoladores. Como ressaltam, trata-se de um trabalho de pesquisa pioneiro, realizado no âmbito de atividades do GT “Cigré WG D1.60: Traceability of Very Fast Transient Impulse Measuring Systems”, com o objetivo de definir metodologia para garantir a rastreabilidade destes sistemas.


“O CA2 é um dos três laboratórios do mundo participantes desta comparação, e seu sistema de medição para esta finalidade, cujo projeto e construção são próprios, resulta de trabalhos realizados há décadas pelo Cepel”, acrescenta Márcio Thelio.


Quanto aos resultados, o pesquisador destaca que o sistema de medição do Cepel apresentou desempenho similar e muito próximo ao do VTT e ao do sistema FORTUM, considerando a forma e amplitude do impulso, ainda que tenham desenvolvimentos tecnicamente independentes e que utilizem tecnologias diferentes em seus componentes, projeto e construção.


Os resultados desse trabalho de intercomparação dos Sistemas de Medição para Perfuração de Isoladores do Cepel, do VTT e do FORTUM foram apresentados pelo pesquisador do instituto finlandês Jari Hällström no workshop “ElPow” Project, “Metrology of the Electrical Power Industry”, realizado em Amsterdã nos dias 16 e 17 de abril.