• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Prêmio Capes de Tese 2016 faz Menção Honrosa a pesquisador do Cepel

Notícias

Prêmio Capes de Tese 2016 faz Menção Honrosa a pesquisador do Cepel

14-10-2016

O pesquisador Sergio Luis Varricchio, do Departamento de Redes Elétricas, receberá Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 por sua tese de Doutorado. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou a honraria através de Portaria publicada no Diário Oficial da União no último dia 10.

 

Varricchio comemora a premiação, que representa o reconhecimento pela comunidade científica da qualidade do seu trabalho de tese, realizado durante quatro anos. “Este reconhecimento é uma grande motivação para continuar buscando a excelência nas pesquisas que realizo no Departamento de Redes Elétricas do Cepel, juntamente com outros colegas”, acrescentou o pesquisador.

 

Seu trabalho “Modelagem e Análise de Redes Elétricas e Métodos de Redução da Ordem de Modelos Dinâmicos de Baixa e Alta Frequência” é um dos dois selecionados para Menção Honrosa na categoria “Engenharias IV”. Sob orientação do professor doutor Francisco Damasceno Freitas e coorientação do assistente da Diretoria Geral do Cepel Nelson Martins, a tese foi defendida, no ano passado, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB).

 

Por meio de comunicado, a Capes declarou: “Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”. Varricchio também recebeu congratulações da Diretoria Executiva do Cepel, que transmitiu seus parabéns “pela conquista de tão importante honraria”.

 

Para o assistente da Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Centro João Barros, o prêmio também trouxe um certo saudosismo pelo fato de ele ter participado da criação e consolidação do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, entre 1967 e 1972. Barros afirma ser um grande prazer ver o reconhecimento obtido pelo pesquisador, cuja dedicação, empenho e seriedade são fáceis de ser notados. “Todos nós, veteranos do Cepel, lhe somos gratos pela contribuição que trouxe ao bom nome desta nossa querida instituição e fazemos votos que continue o seu profícuo trabalho ainda por muitas décadas”, completou.

 

O professor Damasceno felicitou Varricchio pela conquista. “Muito deste prêmio devemos à dedicação do Varricchio e à constante valorização do trabalho feita por Nelson Martins. Sem isto, não seria possível o sucesso. Vejo-me como um auxiliar neste trabalho. É de se esperar muitas manifestações entre os colegas, pois um prêmio dessa magnitude é muitíssimo valorizado”, disse Damasceno.

 

Ele ressaltou ainda que, na premiação geral, a UnB teve três teses entre as melhores em outras áreas. Nas áreas de exatas e engenharias, a tese de Varricchio foi a única a receber a honraria. Damasceno lembrou também o Prêmio UnB de Tese, no qual devem novamente ser homenageados.

 

O pesquisador Nelson Martins destacou os frutos do estudo desenvolvido por Varricchio. ”Seu trabalho de doutorado fez contribuições inéditas, avançando o estado da arte e rendendo artigos importantes e melhorias no software HarmZs [desenvolvido pelo Cepel e do qual Varricchio é gerente]. Seu esforço competente e vocação para a pesquisa são novamente reconhecidos pela comunidade científica”.

 

O certificado será recebido por Varricchio e seus orientadores na cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2016, no dia 14 de dezembro, na sede da Capes, em Brasília.

 

A tese

 

Como assinala Varricchio, o trabalho foi dividido em três partes. A primeira aborda a modelagem de redes elétricas para estudos de comportamento harmônico e de transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos de potência.

 

A segunda trata da redução da ordem de modelos de redes elétricas para fenômenos rápidos, como transitórios eletromagnéticos. Sobre esta parte, o pesquisador explica: “Estes modelos reduzidos podem ser utilizados como equivalentes de redes, sem os quais não seria possível o estudo de transitórios eletromagnéticos com alta precisão em redes elétricas de grande porte, como é o caso do Sistema Interligado Brasileiro”.

 

Por fim, a última parte da tese também versa sobre modelos reduzidos, mas, como elucida Varricchio, aplicados a fenômenos dinâmicos lentos, como transitórios eletromecânicos. “Neste caso, estes modelos reduzidos poderiam ser utilizados no projeto e ajuste dos sistemas de controle do amortecimento de oscilações eletromecânicas e na construção de equivalentes lineares para estudos de estabilidade transitória de sistemas de grande porte”, completa.