Pesquisadores representam o Cepel em conferência internacional sobre métodos probabilísticos aplicados aos sistemas de potência

26-07-2018

Os pesquisadores José Francisco Moreira Pessanha (DEA1), Albert Cordeiro Geber de Melo (DEA), Maria Elvira Piñeiro Maceira (DEA) e Eduardo Leite Moutinho (DRE2) participaram da conferência internacional Probabilistic Methods Applied to Power Systems - PMAPS 2018. Patrocinada pela Power and Energy Society do IEEE3 e pela PMAPS International Society, esta edição do PMAPS foi realizada, entre 24 e 28 de junho, em Boise, Idaho, EUA. A participação dos pesquisadores no evento foi marcada pela apresentação de quatro artigos, presidência de duas sessões e exposição de tema em um painel.

O PMAPS 2018 contou com a apresentação de trabalhos sobre análise de confiabilidade na operação e no planejamento de sistemas elétricos, análise de confiabilidade de redes inteligentes e microrredes, gerenciamento de riscos e tomada de decisão, falhas em cascata, incertezas e correlações em sistemas com energias renováveis, integração de fontes renováveis, previsão de carga, otimização estocástica e simulação, entre outros temas. Houve expressiva quantidade de trabalhos sobre energias renováveis, armazenamento de energia, veículos elétricos, redes inteligentes e análise de dados oriundos de PMUs (Unidades de Medição Fasorial).

O pesquisador José Francisco participou do evento em missão oficial pelo Cepel, onde apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado Impact of Wind Speed Correlations on Probabilistic Power Flow by Using Nataf Transformation foi escrito em coautoria com os pesquisadores Albert Melo e Victor Andrade (DEA), e apresentado na sessão Uncertainties and correlations in renewable energy systems. Desenvolvido no âmbito do projeto Ventos4, o artigo descreve metodologia para geração de cenários de produção eólica compatíveis com as correlações espaciais entre os regimes de vento e os parâmetros das distribuições de probabilidade da velocidade do vento em cada aproveitamento eólico. De acordo com José Francisco, a metodologia é de interesse para a consideração de aproveitamentos eólicos em modelos de otimização e simulação energética, bem como em modelos de fluxo de potência probabilístico e análise de confiabilidade.

O segundo trabalho de José Francisco no evento foi Combining Statistical Clustering Techniques and Exploratory Data Analysis to Compute Typical Daily Load Profiles - Applications to the Expansion and Operational Planning in Brazil. Escrito em coautoria com os pesquisadores Albert Melo, Thatiana Justino (DEA) e Maria Elvira Maceira, o artigo foi apresentado na sessão Reliability for system planning, operation, control e protection II. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto Confint5 com o propósito de formular uma metodologia para definição dos patamares de carga, utilizando técnicas estatísticas de análise de agrupamentos e análise exploratória de dados, implementadas no Programa MODCAR6. Segundo José Francisco, utilizando esta metodologia, a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), colocou em consulta pública a definição dos novos patamares e dos perfis típicos diários de carga de energia dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, para os estudos de planejamento da expansão e operação, e definição do preço de liquidação de diferenças, especialmente nos modelos NEWAVE7 e DECOMP8.

Sobre a participação no evento, José Francisco comenta “participar do PMAPS 2018 foi uma grande oportunidade para divulgar alguns dos trabalhos do Cepel nesta importante e estimulante linha de pesquisa e conhecer de perto as principais tendências na área e os profissionais por trás delas”.

O pesquisador Eduardo Leite Moutinho apresentou o artigo Reliability Assessment of Transmission Reinforcements Delay in the Brazilian Expansion Planning, escrito em coautoria com a professora Carmen Lucia Tancredo Borges (Coppe/UFRJ) e com o pesquisador Luciano de Souza Moulin (DRE), na sessão Reliability for system planning, operation, control and protection III.

Eduardo pontua que o artigo surgiu do estudo do impacto do atraso de obras do sistema de transmissão brasileiro sob o viés da confiabilidade probabilística, utilizando o software PLANTAC9, desenvolvido no DRE. “O PLANTAC tipicamente avalia, sob o viés da confiabilidade, alternativas de expansão da rede de transmissão trazendo resultados que auxiliam o usuário/planejador em suas decisões. Neste trabalho, foi explorada uma aplicação ligeiramente diferente, onde são comparados os impactos na rede, de possíveis atrasos na construção dos reforços já confirmados no plano de expansão da transmissão”, assinala.

“Foi minha primeira participação no PMAPS e considerei de grande valia para meu trabalho, pois pude ver o tema de confiabilidade probabilística sendo amplamente discutido fora do Brasil, dando uma perspectiva bastante promissora às linhas que desenvolvemos no Cepel”, ressalta.

Já o pesquisador Albert Melo apresentou o artigo Dominant Contracting Strategies for Hydropower Projects Considering Inflow Uncertainties – Application to the Brazilian Case, escrito em coautoria com Alexia de Freitas Rodrigues, Fábio Rodrigo Siqueira Batista, Luiz Guilherme Marzano e Maria Elvira Maceira, todos do DEA, na sessão Risk management and decision making/Probabilistic Analysis. Desenvolvido no âmbito do projeto ANAFIN10, utilizando os modelos NEWAVE e SUISHI11, o trabalho propôs uma metodologia baseada em simulação estocástica e diversas medidas de risco. Segundo Albert, a proposta foi avaliar diferentes estratégias de contratação de projetos hidroelétricos e identificar as estratégias dominantes em termos de risco e retorno, considerando o risco hidrológico não sistemático embutido neste tipo de projeto, e utilizando as métricas desvio-padrão, Value at Risk - VaR, Conditional Value at Risk - CVaR e o índice de Sharpe. O pesquisador também presidiu a sessão Uncertainties and correlations in renewable energy systems.

O evento ainda contou com a participação da pesquisadora Maria Elvira Piñeiro Maceira, que, além de presidir a sessão Risk management and decision making/Probabilistic Analysis, foi convidada para o painel Expansion planning and uncertainty treatment, no qual participaram mais cinco convidados internacionais. A pesquisadora apresentou o tema Representing uncertainties in optimization models for the expansion and operation planning.

Sobre o PMAPS

O primeiro PMAPS foi realizado em Toronto, Canadá, em 1986. A partir de 2002, o evento passou a ser realizado a cada dois anos. O PMAPS 1994 aconteceu no Rio de Janeiro e contou com o patrocínio da Eletrobras.

Os tópicos de interesse do PMAPS relacionam-se aos métodos probabilísticos aplicados aos sistemas de potência e ao setor elétrico como um todo, entre os quais se destacam a avaliação da confiabilidade de sistemas elétricos, análise das estatísticas de saída forçada de equipamentos, análise probabilística da demanda, previsão de carga, qualidade da energia, otimização estocástica, simulação estocástica, integração de fontes renováveis, análise econômica probabilística e avaliação e gerenciamento de riscos na tomada de decisão.

Para mais informações sobre o PMAPS 2018, acesse: pmaps2018.org/pmaps/about-the-conference/

______________________________________________________________________________________

1DEA - Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente
2DRE - Departamento de Redes Elétricas