Pesquisadores do Cepel participam do III Colóquio de Materiais e Tecnologias Emergentes – CMDT

19-04-2018

O Cepel esteve representado por 10 pesquisadores na terceira edição do Colóquio sobre Materiais Dielétricos e Técnicas Emergentes de Ensaios e Diagnóstico, III CMDT, realizado entre 10 e 12 de abril, em Belo Horizonte, MG. O CMDT é organizado pelo Comitê de Estudos D1 – Materiais e Tecnologias Emergentes de Ensaios do Cigré-Brasil, coordenado por Adriana de Castro Passos Martins, da Cemig, empresa que promoveu esta edição do colóquio e também disponibilizou seu Centro de Monitoramento Preditivo para visita dos participantes no último dia do evento.

Na avaliação do diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel, Orsino Borges de Oliveira Filho, “a participação no colóquio foi importante não só para discussão e disseminação de trabalhos realizados no Centro, como também para o fomento de ideias que certamente servirão para aperfeiçoamentos, novas etapas dos projetos existentes e para novos projetos de P&D”.

As contribuições apresentadas pelos pesquisadores do Cepel destacaram-se tecnicamente, tanto na forma de palestra convidada, realizada por André Tomaz de Carvalho (DLE1), quanto através dos artigos técnicos apresentados por Alexander Polasek (DME2), Arthur de Castro Ribeiro (DLF3), Dickson Silva de Souza (DLE) e Elber Vidigal Bendinelli (DME), além de relatos sobre a participação de pesquisadores do Centro em grupos de trabalho internacionais do Cigré.

Todas as apresentações do Cepel propiciaram discussões de alto nível, contribuindo reconhecidamente para a qualidade técnica do evento, como atestou Adriana Martins, ao destacar que o Cepel atua na fronteira entre universidades e empresas, como uma “ponte” entre academia, concessionárias e fabricantes.

1 Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos
2 Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar
3 Departamento de Laboratórios do Fundão

Confira, abaixo, a lista de apresentações realizadas pelos pesquisadores do Centro.

Palestras e trabalhos técnicos apresentados pelos pesquisadores do Cepel no III CMDT

- Avaliação de Descargas Parciais no Diagnóstico do Isolamento Elétrico em Subestações Isoladas a Gás SF6

Autor: André Tomaz de Carvalho (palestrante convidado)

- Influência do tipo de sílica na resistência ao desenvolvimento de corrente de fuga em revestimentos super-hidrofóbicos para isoladores elétricos (download)