• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisadores do Cepel apresentam trabalhos na Semana da Química da UFRJ

Notícias

Pesquisadores do Cepel apresentam trabalhos na Semana da Química da UFRJ

13-04-2018

No último dia 10, os pesquisadores do Cepel Francisco de Assis Filho e Cristina Amorim, do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME), ministraram palestras durante a 26ª de Semana da Química. Com o tema Recursos Minerais do Brasil, o evento acadêmico foi realizado, entre 09 e 13 de abril, pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Na opinião dos pesquisadores, é sempre gratificante participar de eventos como este, que aproximam os estudantes do mercado de trabalho, gerando oportunidades e ampliando horizontes de atuação.


Em sua palestra sobre a importância e o custo da corrosão para a sociedade, Cristina Amorim ressaltou que os problemas de corrosão ocorrem nas mais variadas áreas de atividades e não somente nas áreas industriais. “Podem surgir nas indústrias químicas, petrolíferas, naval, no setor elétrico, na construção civil, bem como nos meios de transporte e nos meios de comunicação, na medicina e em obras de arte”. Segundo ela, as perdas econômicas que atingem essas atividades são classificadas como diretas e indiretas, assim como os custos associados a elas.


Para ilustrar sua explanação, a pesquisadora apresentou um levantamento realizado nos Estados Unidos sobre os custos diretos e indiretos da corrosão, e abordou casos práticos de degradação de estruturas e equipamentos.


Já o pesquisador Francisco de Assis Filho discorreu sobre aplicações de fluidos dielétricos no setor elétrico. Ele explica a importância do assunto: “para que o sistema elétrico funcione de forma integrada, e com a confiabilidade exigida, devem ser considerados os projetos, os materiais envolvidos, equipamentos e, entre estes, os fluidos - concebidos para durar 30 anos ou mais dentro dos equipamentos em operação”.


A palestra do pesquisador teve como foco a finalidade dos fluidos dielétricos utilizados em equipamentos elétricos, o contexto em que são usados e sua importância estratégica. Foram mencionados aspectos referentes à origem destes fluidos, sua composição, comportamento, envelhecimento, propriedades (químicas, físicas e físico-químicas), bem como informações contidas em seu interior sobre a condição de operação dos equipamentos e dos seus materiais.


Aprendendo na prática


No dia 11 de abril, foi a vez de 15 participantes da Semana da Química realizarem visita técnica aos laboratórios de Corrosão e de Análises Químicas do Cepel. Na ocasião, puderam ter contato direto com as aplicações práticas daquilo que vêm aprendendo ao longo de seus cursos. Os resultados foram positivos, como apontou Paulo Victor Soares Campos, estudante do 9º período de Química da UFRJ.


“É importante que alunos, tanto de Ensino Médio, quanto de Graduação, possam ter acesso ao dia a dia de um ambiente de trabalho. Apresentar linhas de pesquisa e equipamentos é uma ótima forma de incentivar os alunos a buscarem conhecimento e realizações profissionais. A visita foi muito produtiva e poderia ser implementada em novas edições da Semana da Química”.


Sobre a Semana


A Semana da Química foi criada, há 15 anos, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos nas mais diversas áreas da Química e apresentar novas tecnologias e tendências. O evento é composto de cursos, palestras e outras atividades, sendo aberto a estudantes, professores e profissionais de Química de diversas instituições.