• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel profere palestra sobre células fotovoltaicas no IMA/UFRJ

Notícias

Pesquisador do Cepel profere palestra sobre células fotovoltaicas no IMA/UFRJ

26-06-2017

O pesquisador Marco Antonio Esteves Galdino, do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME), profere nesta quarta-feira, 28 de junho, palestra no Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação, com o título “Células fotovoltaicas – O presente e o futuro da conversão de energia luminosa em energia elétrica”, será realizada no auditório do IMA, na Cidade Universitária, às 13h30. A entrada é franca.
 
Marco Galdino atua na área de energia solar do Cepel há mais de 20 anos, participando de projetos junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) e à Eletrobras, além de grupos de trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos aspectos relativos à normalização e à etiquetagem de sistemas e equipamentos para energia fotovoltaica.
 
É autor de vários trabalhos apresentados em seminários nacionais e internacionais e foi responsável pelo Manual de Engenharia de Sistemas Fotovoltaicos do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito (Cresesb/Cepel).
A palestra no IMA terá como tema as células fotovoltaicas, que são os dispositivos que efetuam a conversão direta de energia luminosa em energia elétrica, abordando diversas tecnologias, desde as células convencionais de silício cristalino, as células de filmes finos de diversos materiais e finalmente as células tipo DSSC (dye sensitized solar cells) e OPV (organic photovoltaics), cujo desenvolvimento é recente e têm grandes perspectivas de entrada no mercado.