• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel é um dos vencedores do Prêmio CREA-RJ

Notícias

Pesquisador do Cepel é um dos vencedores do Prêmio CREA-RJ

01-02-2018

 

O pesquisador Juan Pereira Colonese, do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente (DEA), foi um dos 15 vencedores do VI Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2017 na categoria Mestrado. A premiação foi entregue pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, em cerimônia realizada em dezembro passado, no auditório do Clube de Engenharia.

 

Juan Colonese conquistou a premiação com sua dissertação de mestrado intitulada “Uso de dados de precipitação em modelos de previsão de vazões diárias utilizados no planejamento da operação do Sistema Interligado Nacional”. O trabalho foi coorientado pelo pesquisador Luciano Nóbrega Rodrigues Xavier, também do DEA, e pelo professor Otto Corrêa Rotunno Filho, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Coppe/UFRJ. A dissertação foi defendida em setembro de 2016: http://www.coc.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8227:juan-pereira-colonese&catid=389&Itemid=153&lang=pt-br .

 

O trabalho premiado está relacionado à atuação de Juan Colonese no projeto PREVIVAZ, que reúne um conjunto de modelos e programas computacionais para elaboração de previsões de afluências diárias, semanais e mensais para planejamento da operação do Sistema Interligado Nacional.

 

A dissertação também serviu de base ao trabalho de Juan Colonese premiado no XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XXIV SNPTEE), realizado em outubro passado, em Curitiba. Primeiro lugar no Grupo de Estudo de Operação de Sistemas Elétricos (GOP) do SNPTEE, o trabalho teve como coautores os pesquisadores Luciano Xavier, Maria Elvira Pinheiro Maceira e Jorge Machado Damazio, também do DEA, e o professor Otto Rotunno Filho, da Coppe/UFRJ.

 

Nesta sexta edição do Prêmio Crea-RJ foram premiados 89 trabalhos, de 233 autores de nível técnico, graduação, mestrado e doutorado, de 22 instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.

 

O Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos tem como objetivo valorizar, reconhecer e divulgar a produção acadêmica das áreas da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, da Meteorologia, nos níveis médio e superior, mestrado e doutorado contribuindo para a construção de acervo tecnológico inovador e gerador de produtos, processos e serviços para a sociedade brasileira. Inicialmente, a premiação era chamada de Prêmio Oscar Niemeyer, em homenagem ao engenheiro-arquiteto, e valorizava sua alma inovadora e idealista.

 

Outras informações sobre a premiação podem ser obtidas em: https://www.crea-rj.org.br/premiocrea/ .