• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel é eleito membro do Conselho Editorial da revista científica do IEEE

Notícias

Pesquisador do Cepel é eleito membro do Conselho Editorial da revista científica do IEEE

22-01-2018

 

O pesquisador Nelson Martins, do Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel, é um dos mais novos membros do Conselho Editorial da revista científica “Proceedings of the IEEE”, editada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Nelson Martins integrará o Conselho de janeiro de 2018 a dezembro de 2020. A eleição do pesquisador brasileiro foi um reconhecimento à sua atuação no IEEE e às suas contribuições à Engenharia. A escolha contou com o aval do Conselho de Publicações do Instituto.

 

Reunindo artigos de especialistas das áreas de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação de diversas partes do mundo, a “Proceedings of the IEEE” é uma das revistas científicas com mais alto fator de impacto (índice de citações) entre publicações voltadas à Engenharia Elétrica. A trajetória da revista se confunde com a própria história do IEEE e remonta ao ano de 1913, quando o Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE, na sigla em inglês) lançou sua publicação oficial, a “Proceedings of the IRE”. Cinquenta anos depois, em 1963, quando o IEEE foi criado, a partir da fusão entre o IRE e o Instituto Americano de Engenheiros Elétricos (AIEE), a revista ganhou o título que utiliza até hoje.

 

Maior organização profissional do mundo dedicada à tecnologia, o IEEE tem mais de 420.000 associados em 160 países. O propósito do instituto é difundir e promover o avanço do conhecimento nas áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Telecomunicações e Engenharia da Computação, por meio de atividades educacionais, publicações científicas, conferências e demais eventos científicos e o estabelecimento de padrões técnicos para a indústria e serviços. O IEEE produz 30% da literatura mundial nas áreas de engenharia já mencionadas, tendo mais de 100 periódicos científicos com corpo editorial e alto fator de impacto.

 

Os membros do Conselho Editorial possuem um conjunto de atribuições e responsabilidades, listadas no “Editorial Board Responsabilities” da revista, definido pela Diretoria do IEEE. Uma das missões dos membros é a de recomendar temas importantes para produção de artigos, questões e seções especiais. A preferência é sempre por assuntos de interesse mais amplo entre os leitores. Outra atribuição é a pré-revisão de manuscritos, que, após recebidos, têm um prazo de duas semanas para serem revisados. A pontualidade é fator essencial.

 

Outra tarefa dos especialistas que integram o Conselho Editorial é fazer recomendações antecipadas aos autores de artigos. Normalmente, os autores preparam primeiro uma espécie de síntese dos artigos, que é avaliada pelos membros do Conselho. A partir dessa análise, os autores são orientados a prosseguir ou fazer algum ajuste no trabalho. Além disso, os conselheiros também recebem resumos e esboços de temas e questões especiais e interagem com seus autores. Por fim, os membros do Conselho recebem consultas do editor-chefe e/ou do editor-gerente da publicação. As perguntas podem ser sobre questões diversas ou sobre algum tema específico que gerou dúvida ou resultou em uma revisão conflitante.

 

Pesquisador atua no Cepel desde 1978

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1972), Nelson Martins é mestre (1974) e doutor (1978) pelo “University of Manchester Institute of Science and Technology – UMIST”, na Inglaterra. Ingressou no Cepel em 1978, onde atualmente é pesquisador do Departamento de Redes Elétricas (DRE). Em sua trajetória no Centro, foi coordenador da Área de Sistemas, assistente da Diretoria-Geral e titular da Diretoria Técnica e de Instalações. Tem grande experiência na área de Engenharia Elétrica e vem atuando em temas como análise de sistemas elétricos de potência, estabilidade a pequenas perturbações, análise modal e dinâmica, álgebra linear computacional, recomposição após “blackouts” e projeto de controladores para melhoria da estabilidade dinâmica de grandes sistemas interligados.

 

Fellow do IEEE desde 1998, Nelson Martins é colaborador do “Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc”, do “Conceil International des Grands Réseaux Électriques (Cigré)”, e revisor dos periódicos do “IEEE Transactions on Power Delivery”, do “IEEE Transactions on Power Systems” e do “IEEE Proceedings”, entre outros. É autor de 200 artigos em publicações e congressos nacionais e internacionais, dos quais 50 em periódicos internacionais com corpo editorial. Co-orientou 30 alunos de mestrado e doutorado e já proferiu palestras em 20 países.

 

Em 2015, foi eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos e recebeu o prêmio “Prabha Kundur Power System Dynamics and Control” da Sociedade de Potência e Energia – PES do IEEE. Ainda em 2015, tornou-se membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia (ANE) do Brasil.