• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Nova Diretoria Executiva do Cepel toma posse

Notícias

Nova Diretoria Executiva do Cepel toma posse

17-01-2017

Os novos diretores do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel foram empossados, ontem, 16 de janeiro, na sede da Eletrobras, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Centro, Carlos Eduardo Gonzalez Baldi, diretor de Geração da holding. Assumiram os cargos Marcio Szechtman, como diretor-geral; Raul Sollero, como diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Aracilba da Rocha, como diretora Financeira e Administrativa. Alcêo Mendes permanece como diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental da instituição.

  

 

Currículos

 

  

Marcio Szechtman: Diretoria Geral

 

Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marcio Szechtman atua no setor elétrico há 44 anos. Ingressou no Cepel em 1976, onde exerceu o cargo de diretor dos Programas de P&D entre 1992 e 1996, quando se desligou da instituição para atuar como consultor na iniciativa privada.

 

Iniciou sua carreira técnica no Cepel em 1976, integrando, como pesquisador, a primeira formação do grupo pesquisas em Transmissão em CCAT. Tornou-se coordenador do grupo em 1978. No início da década de 80, coordenou a instalação do Laboratório de Simulação de Redes Elétricas do Centro (Simulador de Transitórios Eletromagnéticos – TNA, na sigla em inglês, e do Simulador CCAT), que apoiou os trabalhos de comissionamento do sistema de transmissão em +/- 600kV de Itaipu. A partir de 1988, chefiou o Departamento de Simulação de Redes Elétricas. Entre 1992 e 1996, exerceu o cargo de diretor dos Programas de P&D (correspondente à atual DP). A partir de 1996, se desligou da instituição e passou a atuar como consultor na iniciativa privada.

 

Com forte atuação no cenário internacional, trabalhou para cerca de 15 países. Realizou trabalhos nas áreas de planejamento e operação de sistemas, regulação elétrica, tarifas, planejamento ambiental e análises econômico–financeiras de projetos de transmissão de energia e interligações transnacionais.

 

No Brasil, mais recentemente, ocupou funções de direção na empresa de consultoria Mercados de Energia e foi diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios da Terna Participações. Desde 2010, atuava como consultor técnico junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos projetos de transmissão associados aos empreendimentos hidroelétricos do Rio Madeira e de Belo Monte.

 

Recebeu a medalha Uno Lamm do IEEE, em 2009, por suas contribuições à área de transmissão em corrente contínua. Em 2014, recebeu a medalha de ouro do Cigré por suas contribuições à Engenharia Elétrica.

 

 

 

Raul Balbi Sollero: Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

 

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências pela Coppe/UFRJ (1982), Sollero foi pesquisador visitante na Virginia Tech University (1993) e cursou MBA pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2001). Ingressou no Cepel em 1982, onde coordenou entre 2000 e 2016 o Departamento de Automação de Sistemas Elétricos.

 

Seus principais temas de interesse incluem estabilidade e proteção de sistemas elétricos, processamento de sinais e modelagem de equipamentos e operação de sistemas elétricos em tempo real, nos quais publicou mais de 60 artigos técnicos.

 

Sollero é membro do IEEE e do Cigré, atuando nos comitês de estudos CE-C2 (Operação e Controle de Sistemas) e CE-B5 (Proteção e Automação) do Cigré. Coordenou este último comitê entre 2010 e 2016 e recebeu o título de Distinguished Member do Cigré.

 

 

 

Alcêo Mendes de Souza Junior: Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental (DL)

 

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Alcêo Mendes possui MBA em Planejamento e Gestão Empresarial e extensão em Gestão Empresarial Avançada. Trabalhou em Furnas de 1980 a 2012, tendo atuado como engenheiro do Laboratório de Medidas Elétricas e Eletrônicas no período de 1980 a 1987 e engenheiro do Centro de Operação do Sistema de 1987 a 2002. Mendes foi gerente do Centro de Operação Regional Rio entre 2002 e 2005 e gerente do Departamento de Operação do Sistema de 2005 a 2009.

 

Foi também superintendente de Operação entre 2009 e 2012 e representante de Furnas junto a instituições, associações e agentes do setor elétrico no âmbito do planejamento eletroenergético e da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). É diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel desde 2012.

 

 

 

Aracilba Alves da Rocha: Diretoria Administrativa e Financeira

 

Graduada em Engenharia Civil, Aracilba da Rocha é especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas. Possui mais de 30 anos de experiência em administração de empresas públicas, especialmente em gerenciamento executivo abrangendo empresas do setor elétrico, telefonia e saneamento. Entre 2005 e 2008, foi diretora de Administração da Eletrobras. No mesmo período foi membro do Conselho Deliberativo do Cepel. Nos últimos anos, esteve à frente da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba.