• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Módulo do programa computacional ANAFAS encerra Ciclo de Cursos do DRE 2016

Notícias

Módulo do programa computacional ANAFAS encerra Ciclo de Cursos do DRE 2016

09-12-2016

De 16 a 18 de novembro, o Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel realizou curso sobre o programa computacional ANAFAS (Análise de Faltas Simultâneas). O módulo foi o último do Ciclo de Cursos de 2016, que abrangeu também treinamentos dos programas ANAREDE (Análise de Redes Elétricas), ANATEM (Análise de Transitórios Eletromecânicos), HarmZs (Estudos de Comportamento Harmônico e Análise Modal de Redes Elétricas) e FLUPOT (Fluxo de Potência Ótimo).

 

Ministrado pelos pesquisadores Juan Rossi e Sergio Roméro, o curso contou com a participação de 36 profissionais de diversas empresas, entidades setoriais e universidades, dentre elas Eletrobras, Furnas, Eletronorte, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ampla, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep) e Andesa, além do próprio Cepel.

 

O conteúdo programático do módulo envolveu uma breve revisão teórica, abordando os principais conceitos por trás da natureza, causas, características, modelagem e cálculos envolvendo o fenômeno curto-circuito. Além disso, foram apresentados os principais recursos do programa, com enfoque nos conceitos implementados e aplicações, seguidos sempre de práticas e exercícios com configurações reais do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Roméro ressaltou a importância do ANAFAS para as áreas que envolvem estudos de curto-circuito. “O curso foi uma oportunidade para apresentar a nova versão – 7.0 – recentemente disponibilizada, cujas áreas de aplicação principais envolvem ajustes de sistemas de proteção, avaliação de dimensionamento e de superação de equipamentos por corrente simétrica, análise de ocorrências e de afundamentos momentâneos de tensão, além da possibilidade de obtenção de equivalentes para uso em simulações de transitórios eletromecânicos e eletromagnéticos”.

 

De acordo com Roméro, a versão 7.0 do ANAFAS é a primeira com interface gráfica e editor de diagramas unifilares próprios. Possui cálculo de impedâncias aparentes, vistas pelos relés de distância nos terminais de linhas de transmissão, e mais relatórios passam a ter a opção de saída em formato tabular. A função já existente, que permite registrar em um arquivo à parte as evoluções de dados ocorridas no sistema, passa a tratar também o bloco de dados de geradores eólicos.

 

Alguns dos pontos positivos destacados pelos participantes do treinamento foram a relevância dos tópicos abordados para os futuros trabalhos nas suas respectivas empresas e o uso de exercícios para a fixação dos conceitos e recursos apresentados.

 

Leia também Ciclo de Cursos 2016 do DRE é concluído em novembro