• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Medição fasorial foi tema de workshop realizado pelo Cepel

Notícias

Medição fasorial foi tema de workshop realizado pelo Cepel

05-05-2017

O Cepel promoveu, no final de março, o workshop “Avaliação de PMUs, Desenvolvimento de Aplicações e Concepção de uma Rede de Dados Sincrofasoriais”. Uma iniciativa conjunta dos Departamentos de Tecnologia de Distribuição (DTD) e de Automação de Sistemas (DAS) do Centro, o evento reuniu, na Unidade Fundão, os integrantes do Grupo de Trabalho de Medição Fasorial (GTMF) coordenado pela Eletrobras. Participaram profissionais da holding, de Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul, além de pesquisadores do Cepel envolvidos ou interessados no tema.

 

Durante as boas-vindas ao público presente, o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Cepel, Raul Sollero, apontou que, desde a primeira reunião do GTMF, em 2014, foram alcançados resultados significativos e destacou a importância do workshop para a continuidade do projeto. “Este contato e troca de experiência é que vão viabilizar que os produtos a serem desenvolvidos sejam realmente úteis para as empresas e para a sociedade”, afirmou.

 

O evento iniciou-se com uma apresentação realizada pelo gerente de Proteção e Automação de Furnas Centrais Elétricas, Marco Antonio Ramos, que abordou a concepção da rede de medição sincrofasorial daquela empresa. Em seguida, o pesquisador do DAS João Câncio Colares de Oliveira fez uma explanação sobre os objetivos, atividades realizadas e previstas dentro do Projeto Institucional "Fasor", voltado à aplicação de medições sincrofasoriais para supervisão e análise de ocorrências em sistemas elétricos de potência. Na ocasião, o pesquisador apresentou uma simulação de defeitos em uma rede elétrica dotada de medição sincrofasorial – realizada no Simulador de Tempo Real do Cepel. As medições fasoriais obtidas na simulação, por sua vez, foram enviadas ao programa SAGE-PDC, desenvolvido pelo Cepel.

 

O SAGE-PDC representa uma solução padronizada de Concentrador de Dados Fasoriais (PDC) para aquisição e distribuição de dados sincrofasoriais em altas taxas de amostragem. A solução inclui armazenamento de longo prazo das medidas aquisitadas e uma ferramenta gráfica de exploração de dados. Com o SAGE-PDC, todos os clientes que utilizam o SAGE têm à disposição, de maneira imediata, um concentrador de dados fasoriais sem necessidade de investimento adicional.

 

A programação do workshop prosseguiu com uma apresentação do pesquisador do DTD José Eduardo da Rocha Alves Junior, cujos enfoques foram a descrição das funcionalidades do Laboratório de Medição Fasorial (LabPMU) do Cepel, os resultados das avaliações de desempenho de PMUs realizadas até aquele momento e o planejamento das próximas atividades a serem desenvolvidas no LabPMU.

 

Na parte da tarde, os participantes do evento visitaram o LabPMU e assistiram a uma segunda apresentação do DTD, sobre a proposta de Projeto Institucional, visando ao desenvolvimento de uma PMU padrão para avaliação de PMUs em campo.

 

Na opinião dos especialistas do Cepel, o workshop proporcionou uma discussão mais aprofundada de vários aspectos relativos à medição sincrofasorial, tema multidisciplinar. Além disso, como afirma o pesquisador Câncio, foi uma “excelente oportunidade para enfatizar o compromisso do Centro em continuar contribuindo com o desenvolvimento de ferramentas e metodologias para serem utilizadas pelas empresas Eletrobras. Também ficou evidente o grande potencial para atividades futuras no referido tema”.