Comissão de Política Tecnológica das empresas Eletrobras realiza primeira reunião de 2018

18-04-2018

No último dia 4, foi realizada a primeira reunião de 2018 da Comissão de Política Tecnológica (CPT) das empresas Eletrobras, cuja Secretaria Executiva é exercida pelo Cepel. O encontro foi presidido pelo diretor de Geração da Eletrobras, Antonio Varejão de Godoy, coordenador da CPT, que ressaltou a importância da integração das áreas de P&D das empresas do Grupo, sob uma política de P&D comum.

Responsável pela definição das políticas, diretrizes e objetivos estratégicos que integram a rubrica “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” das empresas Eletrobras, a CPT foi criada em 2012, mas passou por profunda reestruturação para tornar-se mais ágil e efetiva. A reunião do dia 4 marca esta nova fase da Comissão.

Os diretores do Cepel Marcio Szechtman (diretor-geral) e Raul Balbi Sollero (diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e os pesquisadores Gilberto Pires de Azevedo, Fernanda da Serra Costa, Gloria Suzana Gomes de Oliveira, Antônio Ricardo de Carvalho e Fabio Cavaliere de Souza participaram do encontro, que também reuniu representantes da Eletrobras, Chesf, Furnas, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul e Itaipu.

A possibilidade de atuação conjunta das empresas - por meio do nível executivo da CPT - junto a entidades governamentais, agências de fomento e órgãos de controle foi um dos assuntos destacados na reunião. Também estiveram em pauta o novo regimento interno da CPT, a minuta da Política de P&D+I das Empresas Eletrobras, a estruturação dos grupos de trabalho temáticos, o plano de ação para 2018, a síntese do portfólio de projetos de P&D+I 2017 e a metodologia de acompanhamento de projetos e prestação de contas junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em 30 de maio, será realizada uma nova reunião, por videoconferência, para consolidação das contribuições referentes à Política de P&D+I. O próximo encontro presencial da CPT está previsto para junho.