• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel recebe representantes de empresa de geração colombiana

Notícias

Cepel recebe representantes de empresa de geração colombiana

09-05-2018

O Cepel recebeu, no fim de abril, a visita técnica de engenheiros da Celsia, empresa de energia do Grupo Argos. Planejando instalar um centro de diagnóstico avançado em geração, a equipe da Celsia veio ao Brasil em busca de troca de experiências na área. Em sua estada no país, também visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu, da Itaipu Binacional; a usina Xavantes, da CTP Parapanema; e a empresa M&D – Monitoração e Diagnose.

 

Com atuação na Colômbia, Panamá e Costa Rica, a Celsia possui 92 unidades de geração, basicamente hidrelétricas e parques eólicos, e acaba de inaugurar um Núcleo de Operação Tecnológica – NOVA, na cidade colombiana de Yumbo, para supervisionar todo o seu sistema de geração, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

É justamente no NOVA que a Celsia pretende implantar o centro de diagnóstico avançado em geração. O objetivo será otimizar a gestão e a manutenção dos ativos associados à geração, avaliando de maneira preditiva o estado dos principais elementos do processo para garantir sua confiabilidade e disponibilidade.

 

Na visita ao Cepel, a Celsia foi representada pelos engenheiros Carlos Alberto Mantilla e Luiz Esteves, responsáveis pela Engenharia de Manutenção, Indicadores, Especificações e Desenvolvimento de Projetos Especiais. Também participaram o ex-pesquisador do Cepel Helio Ricardo Azevedo, diretor-geral da M&D – Monitoração e Diagnose, e Emilio Brenes Pereira, gerente de Vendas da Divisão de Projetos da Capris Engineering.

 

No dia 24 de abril, a delegação esteve na Unidade Fundão do Centro, quando participou de reunião técnica com o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DP), Raul Balbi Sollero; o diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental (DL), Orsino Borges de Oliveira Filho; a assistente da DL Gloria Suzana Gomes de Oliveira; e o chefe de Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE), Alain François Sanson Levy.

 

Posteriormente, a comitiva dirigiu-se ao Laboratório Avançado de Supervisão e Controle (Lasc), onde foi apresentada ao SAGE, sistema computacional de grande porte para supervisão, controle e análise de segurança usado para operação em tempo real de todo o sistema elétrico brasileiro.

 

Em seguida, os visitantes foram ao Laboratório de Diagnóstico em Equipamentos e Instalações Elétricas (Labdig), onde conheceram os sistemas IMA-DP (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais) e DianE, bem como técnicas de medição e monitoramento utilizadas em serviços tecnológicos e projetos voltados à avaliação de desempenho de equipamentos de alta tensão.

 

No dia 25, foi a vez de a delegação conhecer a infraestrutura laboratorial da Unidade Adrianópolis. Recepcionados pelo diretor Orsino Borges de Oliveira Filho e pelo chefe do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis, Alexandre Neves, os visitantes estiveram nos laboratórios de Alta Tensão (AT1), Alta Corrente (AP1), Alta Potência (AP2), Calibração (CA2) e de Ultra-Alta Tensão (Lab UAT).

 

Ao final da visita ao Cepel, a delegação manifestou interesse em estabelecer uma rede de colaboração com especialistas do Centro para intercâmbio de pesquisas e no treinamento para utilização dos programas e metodologias desenvolvidos pelo Centro.