Cepel recebe delegação da State Grid

Cepel recebe delegação da State Grid

16-05-2017

A Diretoria Executiva do Cepel recebeu, no último dia 12, visita de equipe de alto nível da State Grid Corporation of China (SGCC). O objetivo do encontro foi identificar possíveis pontos de colaboração na área de ultra-alta tensão CA e CC entre o Centro e as entidades chinesas pertencentes ao grupo SGCC, em especial seu instituto de pesquisas - o China Electric Power Research Institute (Cepri).

Integraram a delegação o vice-presidente da SGCC, Yu Xinqiang, e membros seniores da sua empresa de engenharia – China Electric Power Equipment and Technology (CET), de seu centro de pesquisas econômicas – State Power Economic Research Institute (Speri) - e do Cepri.

A vinda da delegação da SGCC ao Brasil está relacionada, primordialmente, ao desenvolvimento de um projeto P&D Aneel para transmissão em ultra alta-tensão em 1000 kV CA no Sistema Interligado Brasileiro, em parceria com a Eletronorte. Em sua estada no país, a comitiva promoveu, inclusive, seminário técnico sobre o assunto na sede da State Grid Brazil Holding S.A., no Rio de Janeiro (RJ), do qual participaram 19 pesquisadores do Cepel.

O diretor-geral do Cepel, Marcio Szechtman, participou, como convidado, das visitas da SGCC ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ambas no dia 8. A delegação também esteve na Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.