Cepel realiza tutorial do sistema DianE para profissionais das empresas Eletrobras

13-06-2018

O Cepel promoveu, entre 22 e 24 de maio, tutorial do DianE 4.0 (Sistema de Análise e Diagnóstico de Equipamentos). O treinamento foi realizado na Unidade Fundão do Centro e contou com a participação de 13 engenheiros e técnicos da Eletronorte, Eletronuclear e do próprio Cepel.

Dentre as novidades da versão 4.0 apresentadas durante o curso, destacam-se: a integração do DianE ao sistema integrado de gestão empresarial (SAP ProERP) da Eletrobras; a incorporação dos diagramas unifilares de subestações do SAGE, com a possibilidade de visualização do risco de falha de cada equipamento do diagrama; e novas metodologias de análise de defeitos, tornando o sistema ainda mais completo e robusto.

No encerramento do tutorial, uma mesa redonda debateu aspectos estratégicos para a utilização do DianE em larga escala e a participação das empresas no desenvolvimento de plug-ins de análise em parceria com o Cepel.

O gerente do projeto, o pesquisador Christian Ducharme, comenta que o DianE, incorporado no cotidiano da engenharia de manutenção, ajudará no suporte à tomada de decisão, integrando duas importantes técnicas: a Manutenção Baseada na Condição (MBC) e a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC).

Segundo o pesquisador, o DianE pode colaborar no gerenciamento de todos os equipamentos de uma empresa de maneira exclusiva: com acesso padronizado, de fácil interpretação, em um ambiente totalmente integrado, com arquitetura modular e evolutiva, com consolidação de dados históricos e interação com outros produtos do Cepel.

Atualmente, o sistema dispõe de análise do estado operativo e diagnóstico de equipamentos como: Transformadores, Reatores, Buchas, TPs, TCs, TPC, Disjuntores, Comutadores, Chaves Seccionadoras, GIS, Linhas de Transmissão, Torres de Transmissão, Para-Raios, Barramentos, Banco de Capacitores, Banco de Baterias, Compensadores Síncronos, Unidades Geradoras, Vertedouros e outros.

No tutorial, também foi destacada a integração do DianE ao SAP ProERP para entrada de dados cadastrais dos equipamentos e ensaios dos mesmos. Uma facilidade para o usuário, que não mais precisará inserir dados manualmente no DianE.

Além de Christian, integram a equipe do DianE os pesquisadores Marcela Pinheiro Moreira, Clayton Guimarães da Mata, Monique da Cruz Benevenuto e Bruna de Andrade Bastos Fonseca, todos do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos.

Próximos passos

Seguindo a tendência e a filosofia do SAP, que está em fase final de implantação no Cepel, a versão em instância única do DianE permitirá que a atualização e a manutenção do sistema sejam feitas de uma única vez para todas as empresas Eletrobras. Além disso, a instância única do DianE vai facilitar a adesão de outras empresas do Grupo que ainda não utilizam o sistema. Atualmente, Furnas, Eletronorte, Eletrosul, Eletronuclear, Distribuição Amazonas e Distribuição Rondônia são usuários.

O pesquisador Christian acrescenta que, desde 2016, o trabalho com outros laboratórios do Cepel vem crescendo bastante. “Estas parcerias vão permitir acrescentar novas funcionalidades ao DianE a partir do conhecimento acumulado por outras equipes. Em contrapartida, disponibilizamos o DianE para que os laboratórios aprimorem suas próprias técnicas, o que ajuda no seu dia a dia de trabalho. Todos ganham com esta parceria”.

A gerente do Laboratório de Iluminação, pesquisadora Alessandra Barbosa, concorda. Ela fala sobre o uso do sistema. “O DianE tem sido uma ferramenta importante para o Laboratório de Iluminação. Além do desempenho elétrico, fotométrico e informações comerciais, informações relevantes dos modelos ensaiados pelo laboratório ficam disponíveis para a consulta de diversas empresas do Grupo Eletrobras, o que auxiliará nos processos de aquisição das lâmpadas LED”.

Com relação à parceria com o Laboratório de Corrosão, as equipes vêm trabalhando no desenvolvimento de novas funcionalidades para atender os ensaios de qualidade de tintas. Mas isso é uma outra história. Para saber mais desta e outras novidades, aguarde o próximo tutorial!