• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel realiza mais uma bateria de testes na UHE Passo de São João, da Eletrosul

Notícias

Cepel realiza mais uma bateria de testes na UHE Passo de São João, da Eletrosul

31-03-2017

No dia 15 de março, o Cepel realizou novas medições de Descargas Parciais (DPs) nos geradores elétricos da Usina Hidrelétrica (UHE) Passo de São João, localizada na cidade de Roque Gonzales, no Rio Grande do Sul, e pertencente à Eletrosul. O trabalho contou com apoio do corpo técnico da empresa geradora. A equipe do Centro já havia estado na UHE em duas ocasiões anteriores: fevereiro de 2015 e março de 2016.

 

Para proceder às medições, a equipe do Cepel apresentou e utilizou a nova versão do IMA-DP, sistema desenvolvido pelo Centro e que tem como objetivo principal avaliar equipamentos de alta tensão no que tange à ocorrência de descargas parciais. “A nova versão do sistema possui funcionalidades que permitem utilização mais amigável, facilitam o cadastro do equipamento monitorado e possibilitam um processamento mais rápido devido ao avanço técnico na programação computacional”, explica o pesquisador Hélio Amorim, do Departamento de Linhas e Estações e responsável pelo desenvolvimento do IMA-DP.

 

LEIA TAMBÉM

 

Cepel avalia gerador elétrico da Usina Nuclear de Angra 2


Cepel instala sistema IMA-Mec em Unidade Geradora da UHE Paulo Afonso III

 

De acordo com o especialista, na ocasião das medições na UHE Passo de São João, as duas unidades geradoras da usina estavam em plena carga devido ao regime de chuvas na Bacia do Rio Uruguai, e os resultados foram bastante satisfatórios. "Ficamos muito contentes com os resultados e, principalmente com o desempenho do IMA-DP. A cada dia me convenço de que produzimos uma solução de ótima qualidade técnica, a um custo substancialmente mais baixo do que o dos concorrentes, com o grande diferencial de que todo o desenvolvimento é feito no nosso país”, pontua.

 


O engenheiro da Eletrosul Rafael Ferreira, que participou das medições, também destaca o custo do IMA-DP. “Quando comparado a outro sistema já utilizado pela empresa, o IMA-DP apresentou resultados semelhantes. Uma de suas vantagens é o custo, mais baixo. E, uma vez que estamos trabalhando para implantar medições online em outras usinas da Eletrosul, o IMA-DP tem-se mostrado confiável para ser a ferramenta deste processo”.

 

Além de Amorim, o pesquisador do DLE Thiago Baptista também participou das medições na UHE. Segundo os especialistas, a proposta é tornar o processo de avaliação ainda mais ágil, fácil e muito mais econômico, principalmente para as empresas Eletrobras, principais mantenedoras desse desenvolvimento.

 

Segundo Amorim, novas medições serão realizadas na UHE em abril deste ano, quando os sinais de DPs da Unidade Geradora nº 1, que entrou em manutenção no dia 20 de março, poderão ser novamente avaliados. “A possibilidade de compararmos os sinais de DPs antes e depois da manutenção certamente será uma importante informação para os técnicos da Eletrosul”, conclui.