• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel realiza curso sobre SAGE para Centro de Excelência em Energia do Acre

Notícias

Cepel realiza curso sobre SAGE para Centro de Excelência em Energia do Acre

16-12-2016

A Eletrobras está empreendendo, com apoio tecnológico do Cepel, um conjunto de ações para operacionalizar o Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC). Como parte desse trabalho, o Departamento de Automação e Sistemas (DAS) do Cepel ministrou, entre 22 e 24 de novembro, um curso sobre o Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (SAGE) em Rio Branco.


Além dos operadores de duas concessionárias da região – a Santo Antônio Energia (SAE) e a Eletrobras Distribuição Acre (Edacre) –, que utilizam o sistema como plataforma de operação em tempo real, participaram do treinamento professores da Universidade Federal do Acre (UFAC), em cujas instalações o curso foi realizado.


O CEEAC é uma iniciativa da Eletrobras em conjunto com a UFAC, entre outros parceiros. Um de seus objetivos é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a conservação do meio ambiente na região, além de capacitar profissionais em Engenharia e Tecnologia da Informação. Uma das motivações para a escolha do estado do Acre para sediar o Centro foi levar a qualificação tecnológica a uma região que passou a abrigar grandes empreendimentos, como as usinas de Santo Antônio e de Jirau, além de suas respectivas linhas de transmissão.


Instrutora do curso sobre o SAGE, a pesquisadora do DAS Juli Huang descreve o conteúdo ministrado: “Durante o curso foi relatada a experiência do SAGE, seu berço acadêmico e a profícua sinergia entre universidade e empresa até os dias de hoje. Foram descritos os módulos que compõem o sistema, bem como cada uma das telas da sua interface homem-máquina (IHM). Também foram demonstradas as novas funcionalidades do SAGE, que só estarão disponíveis para os clientes no próximo update”.

 


O pesquisador Raul Sollero, chefe do DAS, explica que o curso sobre o SAGE foi o primeiro de uma série de treinamentos que o Cepel realizará no local e complementa: “Tecnologias modernas de supervisão e controle, voltadas para a operação em tempo real de sistemas elétricos, integram o conjunto de temas básicos de qualquer Centro de Excelência em Engenharia Elétrica. Para o CEEAC, não poderia ser diferente. A escolha do SAGE como a aplicação de referência é natural, tendo em vista tratar-se do produto líder em sua classe no Brasil”.


Sollero destacou ainda que a apresentação do SAGE no CEEAC teve objetivos específicos, voltados a cada um dos públicos do curso: Em relação aos operadores, o objetivo principal foi assegurar que tenham conhecimento atualizado dos novos recursos do SAGE, incorporados regularmente. “Com isso, teremos certeza de que suas empresas estarão se beneficiando dos mais novos recursos do sistema. Além disso, terão melhores condições de nos ajudar a mapear possíveis temas para desenvolvimento e evolução do sistema”, afirma.


Já para os professores, Sollero explica que o objetivo é que se interessem pelo tema e pelo produto, apresentando-os aos alunos. “A eventual estruturação de um grupo de P&D em automação de sistemas elétricos no CEEAC poderá ensejar uma cooperação com o Cepel, com benefício mútuo. Além disso, os atuais alunos, futuros engenheiros, terão melhores condições de extrair o máximo do SAGE, quando de sua atuação profissional”, conclui.