• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel promove cursos de energia eólica e de medição de ensaios de alta tensão

Notícias

Cepel promove cursos de energia eólica e de medição de ensaios de alta tensão

02-08-2017

Nesta primeira semana de agosto, a Unidade Fundão do Cepel promove dois cursos tendo como instrutores pesquisadores do Centro. O curso sobre Técnicas de Medição em Ensaios de Alta Tensão (MEAT), patrocinado pelo Cigré-Brasil, está programado para os dias 1 e 2. Entre os dias 1 e 4, o Cepel realiza a décima edição do Curso Básico de Energia Eólica.

 


O curso sobre Técnicas de Medição em Ensaios de Alta Tensão visa prover conhecimento na área de Sistemas de Medição de Alta Tensão (SMAT) e técnicas de medição e calibração para o setor elétrico.


Voltado para engenheiros e técnicos de equipes que trabalham com ensaios, medição e calibração em Alta Tensão (AT) em laboratórios ou campo, o curso engloba assuntos como os conceitos básicos sobre ensaios em AT, focando em sistemas de medição de tensão e corrente: suas características, componentes, tipos conforme grandeza a ser medida, calibração e rastreabilidade. Na parte da tarde do segundo dia, será realizada visita técnica às instalações laboratoriais da Unidade Adrianópolis.


Os instrutores são os engenheiros Márcio Thelio Fernandes da Silva, pesquisador do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis (DLA), e Orsino Borges de Oliveira Filho, consultor e ex-pesquisador do Cepel, ambos com mais de 30 anos de experiência em projetos de P&D e ensaios de alta tensão.


Para mais detalhes sobre a programação do evento e demais informações, acesse: meat.cigred1.com


Já o Curso de Energia Eólica tem por objetivo apresentar os conceitos básicos necessários para os funcionários das Empresas Eletrobras atuarem em projetos de energia eólica. A ementa do curso vai desde a descrição de atividades como prospecção, tratamento de dados e procedimentos de medição até avaliação econômica, otimização e cálculo de produção energética de usinas eólicas, incluindo a apresentação dos principais softwares comerciais disponíveis no mercado.


Os instrutores são os pesquisadores do Cepel, Vanessa Guedes, Ricardo Dutra e Sérgio Melo, do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME); Fabrício Lucas Lirio, do Departamento de Redes Elétricas (DRE); Katia Garcia, Alexia Rodrigues e Fábio Batista, do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente (DEA), e o engenheiro Angelo Mustto, da PUC-Rio.


Esta edição é destinada a funcionários da Eletrobras e de Furnas. Realizado desde 2007, o curso já foi minitrado para funcionários da Eletronorte, Eletrosul, Furnas, Petrobras, Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).