• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel ministra curso sobre energia solar no CEEAC

Notícias

Cepel ministra curso sobre energia solar no CEEAC

23-05-2017

Introdução à Energia Solar. Esse foi o tema do curso ministrado pelos pesquisadores do Cepel Marta Olivieri e Marco Antonio Galdino, ambos do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME), para o Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC). Realizado em abril, o módulo foi o segundo de dez cursos que o Centro promoverá, ao longo de 2017, para a instituição, em Rio Branco.
Participaram do curso pessoal técnico do CEEAC, da Eletronorte, da Eletroacre, estudantes e professores da Universidade Federal do Acre (UFAC) e profissionais da região.
Durante os três dias de curso, os 45 participantes tiveram oportunidade de aprender conceitos básicos sobre as energias solar fotovoltaica e heliotérmica, incluindo sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCRs) e sistemas fotovoltaicos isolados (SFIs) para aplicação residencial, além das Usinas Fotovoltaicas (UFVs) e plantas heliotérmicas.
Olivieri ressalta que a grande procura pelo curso ocorreu em virtude da atualidade do tema, sendo que os tópicos que despertaram mais interesse dos engenheiros e estudantes de Engenharia foram a especificação para sistemas fotovoltaicos e as orientações para instalação e cálculo de projeto dos sistemas.
O engenheiro da Eletrobras Antonio Vieira, presidente do CEEAC, elogiou a qualidade do curso e sugeriu a realização de novos módulos sobre energia solar.
Calendário de cursos
A série de cursos que o Cepel está ministrando à equipe do CEEAC é uma ação de apoio à Eletrobras na implantação do Centro de Excelência.
Em 2016, cursos sobre o Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (Sage) e o programa computacional Anarede (Análise de Redes Elétricas)deram início ao programa. Em janeiro deste ano, engenheiros do CEEAC realizaram visita técnica às duas unidades do Cepel. Em março, curso sobre o programa Anatem (Análise de Transitórios Eletromecânicos) iniciou a agenda de 2017 em Rio Branco. Em abril, houve o curso de Introdução à Energia Solar e, em maio, o de Análise de Harmônicos em Redes Elétricas (HarmZs).
Para este ano, ainda estão previstos cursos sobre: análise de defeitos; avaliação de equipamentos de alta tensão; análise de perturbações; fluxo de potência ótimo; transmissão em corrente contínua; medição de energia elétrica para faturamento; e medidas elétricas.