Cepel instala sistema IMA-Mec em Unidade Geradora da UHE Paulo Afonso III

Cepel instala sistema IMA-Mec em Unidade Geradora da UHE Paulo Afonso III

05-01-2017

O Cepel realizou, em novembro passado, a instalação do sistema IMA-Mec (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Grandezas Mecânicas) na Unidade Geradora (UG) 10 da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso III. Pertencente à Chesf, a UHE integra o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, localizado no Rio São Francisco, Bahia.

Hélio Amorim, pesquisador do Departamento de Linhas e Estações (DLE) do Cepel, explica que o IMA-Mec é projetado para monitorar grandezas mecânicas. No caso da UG 10 de Paulo Afonso III, o sistema foi preparado para monitorar velocidade, potência, pressão no canal de sucção, pressão na caixa espiral e vibração dos mancais Guia Gerador e Guia Turbina.

“O benefício da instalação está relacionado à possibilidade de observar o comportamento do conjunto turbina-gerador de maneira permanente, on-line”, explica Amorim. Além disso, o pesquisador assinala que o fato de o hardware de medição utilizado ser de baixo custo facilita uma possível ampliação desta solução para as outras máquinas da UHE.

“Foi a primeira instalação no sistema da Chesf. A UG 10 da Usina de Paulo Afonso III foi a unidade selecionada por já dispor de sensores devidamente instalados. Há intenção, conforme contato recente do gerente da usina, de ampliar o número de máquinas monitoradas”, afirma o pesquisador.

O gerente da UHE Paulo Afonso III, Fernando Xavier da Silva, comenta sobre sua primeira impressão do sistema. “Foi ótima. Hoje, a UG10 da Usina Paulo Afonso III tem algo único no Complexo, que já nos ajuda e tem potencial para ajudar ainda mais no futuro. Vamos trabalhar daqui em diante para aperfeiçoar a ferramenta e expandi-la para as outras unidades de Paulo Afonso e para as demais usinas da Chesf”.

Envolvido na instalação do IMA-Mec por parte da Chesf, o engenheiro mecânico da DOMG (Divisão de Manutenção Mecânica da Geração) Leonardo Marques Camelo de Almeida destaca: “O sistema de monitoramento que o Cepel está instalando como projeto-piloto é importantíssimo para aproximar as duas empresas na área de geração e para termos um sistema de monitoramento em tempo real de grandezas mecânicas e elétricas desenvolvido pela Eletrobras, o que facilita o domínio da tecnologia e a manutenção do sistema, pois o conhecimento permanece nas empresas Eletrobras. Outro fator muito importante é o custo menor do sistema, quando comparado a outros oferecidos pelo mercado”.

Sobre a continuidade do trabalho, Leonardo de Almeida aponta que instalar o sistema em outras unidades geradoras da UHE aumentará a experiência da empresa no uso de técnicas preditivas de manutenção, contribuindo para minimizar a ocorrência de falhas.

Também participaram da instalação do IMA-Mec na UHE o técnico do Cepel João Borges e o engenheiro eletricista Caio Cunha, da PUC-Rio.