Cepel conquista prêmio da National Instruments

Cepel conquista prêmio da National Instruments

03-05-2018

O Cepel conquistou o primeiro lugar no ranking Brasil do concurso de inovação tecnológica Latin America Engineering Impact Awards, na categoria “Indústria e Pesquisa”, pelo sistema de diagnóstico de equipamentos elétricos IMA-DP, desenvolvido pelo Centro.

O projeto foi submetido no formato do artigo técnico
“Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais” (IMA-DP), elaborado pelos pesquisadores André Tomaz de Carvalho, Hélio de Paiva Amorim Júnior e Caio Fleming Ferreira de Carvalho Cunha, do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE). Esta foi a primeira edição, na América Latina, do prêmio oferecido pela indústria de equipamentos National Instruments.

De acordo com André Tomaz, o trabalho aborda o monitoramento online de descargas parciais em hidrogeradores, utilizando instrumentação modular e algoritmos de processamento de sinais implementados pela ferramenta de programação gráfica LabVIEW. É possível conferir o artigo clicando aqui.

Segundo André Tomaz, a proposta é que o acesso a esse tipo de monitoramento seja ampliado, reduzindo custos de implantação e consolidando o domínio da tecnologia por parte do Centro. Assim, será possível obter um diagnóstico mais preciso, ter conhecimento acerca da saúde do sistema isolante das máquinas e evitar falhas, zelando pela manutenção de um modo geral das empresas Eletrobras e demais empresas clientes do Centro.

Sobre o impacto do prêmio, o pesquisador destaca: “é importante para o Cepel receber o reconhecimento de uma empresa como a National Instruments, líder global em soluções de teste, medição e controle, por um produto como o IMA-DP, que está saindo do âmbito da pesquisa e entrando com sucesso no setor industrial.

André Tomaz complementa: “Além de ser um grande estímulo para nós, pesquisadores, esse reconhecimento também mostra aos nossos clientes a qualidade dos produtos que estamos desenvolvendo, inovando na área de monitoramento de máquinas e equipamentos elétricos, o que é uma demanda contínua do setor elétrico ao Cepel”.

Além do primeiro lugar na edição latino-americana do Engineering Impact Awards, o IMA-DP foi selecionado como um dos finalistas globais na categoria “Energia” em nível mundial. O sistema foi reconhecido pela equipe técnica de avaliadores como uma das melhores submissões na categoria, representando uma inovação de impacto para a indústria do setor elétrico. O resultado final será divulgado, em maio deste ano, pela National Instruments, em cerimônia em Austin, Texas (EUA).

Outros dois prêmios em 2017

O gerente do sistema IMA-DP, pesquisador Hélio Amorim (DLE), comenta sobre outras conquistas. “Obtivemos outros dois prêmios em 2017: o primeiro lugar no XII Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos [XII Simpase] e o segundo lugar no XVII Encontro Regional Ibero-Americano do Cigré [XVII Eriac], o que indica que estamos no caminho certo. Os resultados práticos que o sistema tem proporcionado às empresas do setor elétrico são bastante relevantes”, assinalou.

Segundo Amorim, além de formar técnicos especializados nas empresas, o Cepel, nos últimos anos, avaliou e retirou de operação algumas dezenas de equipamentos sob suspeita de anomalias internas, o que poderia causar danos incalculáveis. “É possível afirmar que hoje temos um produto com desenvolvimento nacional que se iguala, e em alguns casos supera os produtos de grandes fornecedores mundiais, que detêm grande parcela do mercado”, afirmou.

O pesquisador também destacou os benefícios gerados pela parceria entre o Cepel e a National Instruments. “Acreditamos que por se tratar de uma empresa com penetração internacional, será possível difundir a solução de maneira global, dando-nos condições de competir no mercado mundial com os produtos desenvolvidos da linha do IMA, entre eles: o IMA-DP (Descargas Parciais), o IMA-CTD (Capacitância e Tangente Delta), o IMA-Mec (Grandezas Mecânicas), o IMA-Gap (Medição do Entreferro), e o IMA-Acústico (Grandezas Acústicas)”.

Saiba mais sobre o IMA-DP aqui .