• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel comemora 44 anos

Notícias

Cepel comemora 44 anos

01-02-2018

Quinta-feira, 25 janeiro, foi dia de comemorar os 44 anos de atividade do Cepel. A Diretoria do Centro se reuniu em dois momentos com os colaboradores da unidade Adrianópolis e com os da unidade Fundão para uma rápida confraternização por mais um ano de muita dedicação e trabalho.

 

Criado em 1974 por iniciativa da Eletrobras, e tendo como cofundadoras as empresas Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul, o Cepel vem contribuindo para promoção do desenvolvimento sustentável das empresas do setor elétrico brasileiro. Cinco anos mais tarde, em 1979, o Centro ampliou seu campo de atuação com a criação do Laboratório de Equipamentos Elétricos (LEE), que marcou o início das atividades da unidade Adrianópolis.

 

 

O Cepel desenvolve projetos de pesquisa aplicados a sistemas e equipamentos elétricos e realiza serviços tecnológicos e laboratoriais especializados. Suas atividades e produtos estão voltados às áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Contando com um quadro multidisciplinar e altamente especializado de pesquisadores e técnicos, o Cepel atua, também, como importante parceiro e fornecedor de soluções tecnológicas para as empresas e instituições do setor, tais como o Ministério de Minas e Energia (MME), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as empresas Eletrobras e companhias privadas. Atualmente, o quadro de associados do Cepel é formado por 16 empresas e instituições.

Ao longo dessas quatro décadas, o Centro deixou sua marca em projetos estruturantes que trouxeram uma série de benefícios às instituições do setor, à indústria nacional e à sociedade brasileira como um todo, a partir da implantação e manutenção de infraestrutura científica e de pesquisa avançada em equipamentos e sistemas elétricos.

O Cepel também vem mantendo atuação destacada na formação de recursos humanos, com a promoção de cursos e treinamentos que contribuem para o aprimoramento de profissionais de todo o Brasil.