• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel apresenta projetos de P&D na área de sistema fotovoltaicos no Brasil Solar Power

Notícias

Cepel apresenta projetos de P&D na área de sistema fotovoltaicos no Brasil Solar Power

22-06-2018

O pesquisador Marco Antonio Galdino, do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar do Cepel, participou da edição 2018 do congresso Brasil Solar Power, realizada nos dias 12 e 13 de junho, no Rio de Janeiro. A convite da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Galdino palestrou sobre os principais projetos de P&D desenvolvidos pelo Centro na área de sistemas fotovoltaicos.


Em sua terceira edição, o Brasil Solar Power é considerado um dos mais importantes eventos do setor fotovoltaico brasileiro. Este ano, o congresso trouxe ao debate formas de impulsionar a geração solar fotovoltaica no país, tanto em Geração Centralizada (GC), quanto em Geração Distribuída (GD).


No evento, ficou evidenciado o desenvolvimento das instalações fotovoltaicas no Brasil, que já perfazem uma capacidade instalada estimada em 1,5 GW, com previsão de atingir cerca de 2,3 GW no final de 2018.


De acordo com Galdino, “o país já conta com mais de 30 fabricantes de equipamentos - contabilizando somente os de inversores, módulos fotovoltaicos e estruturas de fixação - e há forte interesse para que se instale a cadeia produtiva completa da energia solar fotovoltaica no Brasil, por envolver uma tecnologia de ponta e de alto valor agregado. No que diz respeito à geração de empregos, a energia solar fotovoltaica está se mostrando um possível importante vetor para o desenvolvimento do país”.


Projetos P&D do Cepel


Em sua apresentação, Galdino mencionou projetos dos quais o Cepel participa, alguns deles envolvendo diversos parceiros, na área de sistemas fotovoltaicos, a exemplo dos projetos da usina fotovoltaica flutuante no reservatório de uma UHE, associada a um sistema de armazenamento de energia em baterias de Lítio e em Hidrogênio (Chamada Aneel 21/2016), e da Plataforma Solar de Petrolina, usina fotovoltaica incluindo diversas tecnologias, como os sistemas fotovoltaicos com concentração (P&D Chesf).


O Centro também vem se dedicando, no âmbito da Carteira de Projetos Petrobras, à avaliação de desempenho de diferentes tecnologias fotovoltaicas em condições reais de operação no Brasil; à avaliação de degradação de módulos fotovoltaicos de Silício cristalino em condições brasileiras; e à validação do modelo de simulação utilizado na concepção do projeto de uma usina fotovoltaica, por meio de ajuste de parâmetros de simulação, a partir de dados reais de monitoração.


Adicionalmente, o Cepel ainda tem efetuado estudos, simulações e ensaios em condições reais de operação de diferentes configurações de sistemas fotovoltaicos isolados tipo SIGFI para eletrificação de residências rurais, incluindo a alimentação de refrigeradores.