• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Trabalho técnico desenvolvido no Cepel é apresentado no Congresso de Corrosão Europeu - EUROCORR

Detalhes: Notícias

Trabalho técnico desenvolvido no Cepel é apresentado no Congresso de Corrosão Europeu - EUROCORR

15-09-2020

O trabalho técnico intitulado “Corrosion Protective Performance of Coating Based on Layered Double Hydroxide Doped With Corrosion Inhibitor”, com parte dos resultados da tese de doutorado do pesquisador Elber Bendinelli, integrante da equipe de Corrosão do Cepel, foi apresentado no Congresso EUROCORR - The European Corrosion Congress, o principal evento anual de corrosão do continente europeu, realizado virtualmente entre 7 e 11 de setembro.

 

O trabalho aborda o desenvolvimento de partículas anticorrosivas inteligentes pelo Cepel, juntamente com o Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem da Coppe/UFRJ (LNDC/Coppe). Essas partículas são capazes de inibir a corrosão através do mecanismo de autorreparação, ampliando a vida útil da pintura e reduzindo os custos de manutenção dos ativos. Esse assunto atualmente vem sendo cada vez mais investigado na área de revestimentos anticorrosivos, em função de suas características técnicas vantajosas para o desenvolvimento de revestimentos mais eficientes.

 

Além disso, o trabalho esclarece a relevância do tema por meio de dados estatísticos dos principais estudos que vêm sendo realizados no momento, além de abordar a metodologia empregada e os resultados técnicos obtidos durante a tese de doutorado do pesquisador.