• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Trabalho de estagiária do Cepel fica em segundo lugar em Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Química

Detalhe: Notícias

Trabalho de estagiária do Cepel fica em segundo lugar em Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Química

19-02-2019

A estagiária do Cepel Vivian Dias de Araújo de Mattos, estudante do 9º período de Engenharia Química da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), teve seu trabalho “Influência da alumina tri-hidratada em revestimentos super-hidrofóbicos para aplicação em isoladores elétricos” premiado em segundo lugar no XXVIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Química (CONEEQ). O evento foi realizado, entre 27 de janeiro e 03 de fevereiro, no Rio de Janeiro.


O pesquisador do Departamento de Laboratórios do Fundão Arthur de Castro Ribeiro assinala que o trabalho é parte do resultado da pesquisa sobre revestimentos super-hidrofóbicos para isoladores elétricos, em andamento no Laboratório de Análises Químicas do Cepel, onde Vivian faz seu estágio desde julho do ano passado.


“Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e a avaliação de revestimentos com propriedades super-hidrofóbicas visando à sua aplicação em isoladores de vidro ou de porcelana, principalmente para se estudar uma solução alternativa aos problemas de poluição frequentemente encontrados nas linhas de transmissão e distribuição de energia. Os resultados que foram apresentados fizeram parte do estudo de desenvolvimento dos revestimentos, em que o impacto do tamanho da micropartícula utilizada foi avaliado”, comenta o pesquisador.


Vivian acrescenta que o trabalho terá desdobramentos, por meio de novas técnicas e ensaios, e aproveita para agradecer o apoio recebido. “Agradeço aos meus orientadores Arthur de Castro Ribeiro e Luiz Alberto Ferreira da Silva, assim como ao Cepel, por todo ambiente inspirador e pela oportunidade de aprendizado. [...] A premiação só me deu mais força de vontade para fazer novas pesquisas, adquirir mais conhecimento e, consequentemente, crescer com o projeto.”