Projeto do Cepel fica em primeiro lugar em Chamada Pública Procel Edifica – NZEB Brasil

27-05-2020

O projeto da Nova Casa Cepel NZEB ficou em primeiro lugar na chamada pública Procel Edifica - NZEB Brasil, que visa, dentre outros objetivos, contribuir para a construção de até quatro edificações do gênero em localizações estratégicas no território nacional. Assim como os outros três beneficiários da iniciativa, o Centro receberá R$ 1 milhão para construção da nova casa que, sob o conceito NZEB (Nearly Zero Energy Building), terá alta eficiência energética, com geração distribuída de fonte renovável associada, e um balanço anual energético próximo de zero. O resultado da chamada pública foi divulgado ontem, 26 de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Energia (29/05), que visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de poupar energia e incentivar o uso de fontes renováveis.

De acordo com o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), as edificações são um dos grandes consumidores do setor elétrico, sendo responsáveis por aproximadamente 50% do consumo total de energia elétrica do país. A promoção de NZEBs, portanto, vem ao encontro de estudos de políticas públicas para sua implementação em maior escala, trazendo benefícios sociais na redução de emissões de carbono, além de contribuir para a transição para uma matriz energética ainda mais renovável.

A construção de edificações NZEBs no Brasil tornou-se factível a partir das Resoluções Normativas da Aneel n° 482/ 2012 e n° 687/ 2015, que estabeleceram condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica. A disseminação do conceito, já adotado em diversos países, permitirá que a indústria da construção civil brasileira volte sua atenção para este tipo de construção.

“Acreditamos que, com o projeto da Nova Casa NZEB, o Cepel repetirá a história de sucesso que teve com a Casa Solar, a primeira construída no Brasil com a finalidade de demonstração de tecnologias de eficiência energética e de geração com fonte renovável. Inaugurada em 1997, a partir de um convênio com o Ministério de Minas e Energia, a Casa Solar, ao longo de 20 anos, recebeu mais de 20 mil visitantes, contribuindo, sobretudo, para a difusão de conhecimento, formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na área”, ressalta o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro. O diretor acrescenta que o Centro está em busca de parcerias “para realizar projeto de tamanha relevância, e que, sem dúvida, se constitui em oportunidade única para evidenciar o comprometimento com iniciativas de eficiência energética”.

O diretor de P&D do Cepel, Maurício Barreto Lisboa, assinala que a chamada pública do Procel alavancou a oportunidade de o Centro construir uma Nova Casa, alinhada com a evolução dos conceitos de sustentabilidade e o uso inteligente da energia. “Será uma edificação inovadora no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirma. Além disso, a Casa permitirá a atração de novas parcerias para o Cepel, tanto no desenvolvimento de projetos de P&D na área de Eficiência Energética, quanto na demonstração de tecnologias eficientes inovadoras”, afirma.

Tecnologias experimentais, experiências virtuais e integração

O projeto da Nova Casa NZEB do Cepel foi elaborado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), por meio de um convênio firmado entre o Centro e a Fundação Coppetec/UFRJ. A edificação terá dois blocos principais: auditório e sala de demonstração, unidos por uma cobertura e área de circulação dos visitantes. Sobre a sala de demonstração ficará o arranjo fotovoltaico de 18,4 kWp, que gerará toda a energia para a casa.

“Além de ser arquitetonicamente atrativa, a proposta é que a Nova Casa tenha uma atmosfera interdisciplinar, apresentando diferentes conteúdos de forma vivencial. Esperamos que seja usada para contribuir para a formação profissional e para a integração entre comunidade científica, sociedade e agentes governamentais e privados. Que sua configuração permita a demonstração de conceitos e tecnologias comerciais de equipamentos nas áreas de eficiência energética e de geração distribuída, bem como de técnicas da arquitetura bioclimática”, comenta a pesquisadora do Cepel Marta Olivieri, gerente do projeto.

De acordo com o pesquisador do Centro André Tomaz de Carvalho, “a edificação possuirá um sistema de aquisição de dados e controle de equipamentos baseado em Internet das Coisas (IoT), tomadas elétricas com IP e luminárias com sensores, além de outros equipamentos elétricos com possibilidade de sistema de controle inteligente embarcado. A ideia é que este SAD (Sistema de Apoio à Decisão) seja desenvolvido especificamente para a casa NZEB como parte do sistema SOMA, sistema de gestão de ativos do Cepel”.

A partir dos dados de monitoramento da Nova Casa obtidos através do SOMA, pretende-se desenvolver processos de automação que serão discutidos, posteriormente, em âmbito de projetos de P&D. A Casa poderá, também, simular diversos modelos de negócio voltados a preparar o consumidor para a evolução do setor elétrico brasileiro, inclusive com experiências virtuais para disseminar o conceito de interconectividade dos serviços de uma Cidade Inteligente.

A Casa também será mais um espaço do Cepel, como braço técnico da Eletrobras, no apoio às atividades do Procel. Instituído pelo governo federal em 1985, o programa é executado pela Eletrobras e visa promover o uso eficiente da energia elétrica, combater o seu desperdício e reduzir custos setoriais. Hoje, o Cepel já apoia as inúmeras iniciativas do Procel em seus laboratórios de Iluminação, Refrigeração e Motores.

A previsão é de que a Nova Casa Cepel NZEB seja construída até o 1º semestre de 2022 na Unidade Fundão do Centro. O orçamento estimado para o projeto é de R$ 2,2 milhões, sendo R$1 milhão de recursos do Procel. O Cepel vem se empenhando para obter o restante, R$ 1,2 milhão, junto a parceiros.