• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisadora do Cepel participará de webinar do IBP sobre inspeção de integridade de caldeiras

Detalhes: Notícias

Pesquisadora do Cepel participará de webinar do IBP sobre inspeção de integridade de caldeiras

21-09-2020

A pesquisadora do Cepel Heloísa Furtado é uma das autoras da nova edição do Guia de Inspeção em Caldeiras*, que será lançada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no próximo dia 24, durante o webinar “Papel da Inspeção na Integridade de Caldeiras”. No guia, a pesquisadora retrata a experiência adquirida no setor elétrico brasileiro a partir da ampla atuação de especialistas do Cepel neste tema. Também coordenadora da Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP, Heloísa fará a abertura do evento, juntamente com Lisandro Gaertner, gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento no IBP, e atuará como moderadora do debate.

 

A inspeção em caldeiras de geração termelétrica é fundamental para verificar a ocorrência de algum tipo de deterioração ou avaria, bem como sua extensão e até que ponto pode afetar a integridade do equipamento. “A partir da inspeção, é possível nos certificarmos de que a caldeira está operando dentro das condições de segurança estabelecidas no projeto, garantir a continuidade da operação com o menor número possível de paradas não programadas e evitar perdas decorrentes de paradas emergenciais, o que resulta na redução de custos de manutenção e operação, e na preservação da segurança das instalações, dos trabalhadores e da população”, esclarece Heloísa.

 

Neste contexto, a pesquisadora assinala que o guia visa subsidiar a elaboração e a implementação de planos de inspeção em caldeiras. “A publicação traz a experiência e as melhores práticas de profissionais que atuam nesta área nos setores elétrico, de óleo e gás, celulose, siderúrgico, dentre outros”.


Palestram no webinar do dia 24 os engenheiros Marcelo Salles (Integra), Vitor Limongi Araújo (ISQ Brasil) e Flávio Paoliello (Cenibra).


Clique aqui para se inscrever.


*Moschini, L. A.et al., Guia de Inspeção em Caldeiras. 5 ed. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e Biocombustíveis, 2020.