Pesquisadora do Cepel estará na série #PaposdeEnergia

Pesquisadora do Cepel estará na série #PaposdeEnergia

28-09-2020

A pesquisadora do Cepel Katia Cristina Garcia participará, no próximo dia 29, às 16h, do 40 episódio da nova temporada da série #PaposdeEnergia, iniciativa conjunta da Memória da Eletricidade com o Cigre-Brasil. O episódio versará sobre os desafios e oportunidades para a gestão socioambiental no setor elétrico brasileiro e contará, também, com a participação de Daniella Soares, secretária executiva do Comitê de Estudos C3 (Desempenho Ambiental de Sistemas) do Cigre-Brasil, e Antonio Fonseca dos Santos, membro do CE C3.

Katia Garcia é membro do CE do Cigre-Brasil desde 2010. Ela comenta sobre a convergência entre o trabalho desenvolvido no Cepel e suas atividades no Comitê. A pesquisadora afirma que participar das discussões do CE C3, e mais especificamente do WG C3.20, que trabalha a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) pelo Setor Elétrico, amplia a visão técnica e traz um novo olhar em relação às práticas das empresas do setor.

“A troca de experiência, em âmbito nacional e internacional, contribui para o desenvolvimento dos projetos do Cepel, como o Projeto IGS, que tem entre suas atividades a definição e o acompanhamento de indicadores de sustentabilidade empresarial relacionados aos ODS. Contribui, também, para a atuação do Comitê de Sustentabilidade do Centro e a identificação de novos temas relevantes para projetos de P&D+I na área de sustentabilidade, como estudos de pegada hídrica e pegada de carbono, valoração de serviços ecossistêmicos, estudos de vulnerabilidade e estratégias de adaptação às mudanças climáticas”, afirma.

Esta temporada especial do #PaposdeEnergia marcou o início do programa de desenvolvimento e atualização voltado para profissionais do setor elétrico, reunindo os principais pilares da atuação da Memória da Eletricidade: gestão da memória, da informação e do conhecimento. Os episódios da série trazem conversas sobre as transformações no setor elétrico geradas pela pandemia do Covid-19.

Inscreva-se aqui e assista ao episódio!