• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisador do Cepel recebe reconhecimento internacional por trabalho editorial na área de supercondutividade

Detalhes: Notícias

Pesquisador do Cepel recebe reconhecimento internacional por trabalho editorial na área de supercondutividade

27-06-2019

O pesquisador do Cepel Alexander Polasek recebeu o 2018 Outstanding Service Recognition do IEEE Council on Superconductivity por sua atuação nas edições especiais da revista IEEE Transactions on Apppied Superconductivity  (IEEE TAS), principal veículo dedicado a aplicações da supercondutividade.  Grande parte dos artigos publicados no periódico do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) aborda usos da tecnologia no setor elétrico, como limitadores de corrente de curto-circuito, cabos para transmissão e distribuição, motores, geradores e armazenadores de energia, temas de interesse de pesquisas e estudos desenvolvidos pelo Cepel.

 

“Atualmente, o Cepel está atuando, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na pesquisa de limitadores de corrente de curto-circuito e de motores supercondutores, realizando simulações computacionais e desenvolvimento de protótipos”, exemplifica Polasek.

 

O pesquisador, que colabora com o corpo editorial nas tiragens especiais da publicação desde 2014, explica que as tiragens regulares podem receber submissões a qualquer momento, enquanto as especiais publicam somente trabalhos apresentados nos principais eventos da área, como o Applied Superconducitivity Conference (ASC), a International Conference on Magnet Technology (MT) e a European Conference on Applied Superconductivity (EUCAS).

 

“Estes eventos reúnem centros de pesquisa e universidades de todo o mundo, bem como fabricantes, concessionárias e outros usuários das tecnologias da supercondutividadeO Cepel já participou de diversas edições da ASC e da EUCAS. Estas participações são ótimas oportunidades para apresentarmos nossos trabalhos, ficarmos atualizados sobre os últimos desenvolvimentos e entrarmos em contato com os principais especialistas e empresas da área”, avalia Polasek.

 

O pesquisador assinala que a aprovação dos artigos das edições especiais, assim como das edições regulares, segue um processo criterioso de revisão por pares. A aprovação de um trabalho para determinado evento não garante sua publicação na revista. Cabe aos editores checarem se estão adequados, conforme os padrões gerais aplicados a todas as Transactions da IEEE.  Se os artigos forem aprovados na verificação inicial, são convidados revisores independentes para os avaliarem. Com base nos comentários destes revisores, os editores decidem se um artigo será aceito ou não, e se precisa de eventuais melhorias e esclarecimentos por parte dos autores. É bastante raro que um trabalho seja aceito em sua primeira versão.

 

“A IEEE TAS é o principal periódico técnico/científico para os nossos trabalhos na área da supercondutividade, sendo referência internacional para aplicações dessas tecnologias. O Cepel tem 15 artigos publicados nessa revista. Cabe ressaltar que o IEEE publica os principais jornais e revistas em diversas áreas da engenharia elétrica e eletrônica, computação, telecomunicações e outros campos. O Cepel já publicou 367 artigos em diversos anais de conferências, revistas e periódicos do IEEE, conforme a base de dados online da instituição”, assinala  o pesquisador.    

 

A excelência do trabalho desenvolvido por Polasek nas edições especiais da IEEE Transactions on Applied Superconductivity foi um dos motivadores para sua nomeação, em janeiro deste ano, como editor-chefe da revista. Saiba mais.