Pesquisador do Cepel é homenageado em Prêmio Láurea ao Mérito Profissional do Crea-RJ

14-12-2020

Anualmente, em homenagem ao Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) homenageia os profissionais da área tecnológica que prestaram serviços relevantes à sociedade e ao Sistema Confea/Crea. Um dos homenageados de 2020 é o engenheiro eletricista Hélio Amorim, pesquisador do Cepel. A entrega dos Diplomas do Mérito Profissional e a inscrição no livro “Láurea ao Mérito do Crea-RJ” são marcos do reconhecimento do Crea-RJ aos profissionais da área de Engenharia e Agronomia. Hélio foi agraciado com o Diploma do Mérito Profissional.

Hélio formou-se engenheiro eletricista pela Universidade de Taubaté (SP) em 1994 e é Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), obtendo os títulos em 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente, além de atuar como pesquisador do Cepel, onde gerencia o Projeto Institucional IMA-DP, leciona na Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA), sendo o professor responsável pelas cadeiras “Máquinas Elétricas” e “Conversão Eletromecânica de Energia”, do curso de Engenharia Elétrica.

Outro importante trabalho exercido pelo pesquisador é a orientação de alunos graduandos em engenharia em trabalhos de conclusão de curso, muitos dos quais envolvendo atividades no Cepel. “O tripé da educação superior que é formado por Ensino, Pesquisa e Extensão representa para mim o ápice da minha atuação profissional. Desta forma, as orientações de Trabalho de Fim de Curso, alguns deles extremamente úteis ao Cepel e, portanto, à sociedade brasileira, culminando em posteriores dissertações de mestrado e até em teses de doutorado, apontam que estamos realizando algo extremamente útil. Creio que isso deve ter sido levado em conta nessa premiação, o que me deixa muito orgulhoso, aumentando minha motivação e esperança em colaborar para a construção de um país melhor para todos nós brasileiros”, destaca Hélio.

Como complementação deste tripé, o pesquisador lidera um grupo de profissionais que anualmente realiza, nas dependências do Cepel, um curso envolvendo treinamento profissional sobre o fenômeno de Descargas Parciais, sob o título: “Descargas parciais em equipamentos elétricos de alta tensão – fundamentos, técnicas de medição e diagnóstico”. “Tenho certeza em afirmar que esse curso, em sua primeira versão em 2008, representou uma quebra de paradigma na utilização e interpretação deste importante fenômeno que são as Descargas Parciais. Hoje, já contabilizamos mais de 300 profissionais treinados, espalhados pelo país, utilizando esse conhecimento em suas respectivas empresas, evitando falhas catastróficas e, por consequência, evitando danos e recuperando recursos financeiros importantes às empresas e ao setor elétrico”, afirma Hélio.

Com ampla experiência na área de diagnóstico de equipamentos elétricos, com ênfase em Monitoramento de Equipamentos Elétricos de Alta Tensão, Medição e Análise de Descargas Parciais, Inteligência Artificial e Confiabilidade, o pesquisador possui inúmeros artigos técnicos publicados em eventos nacionais e internacionais. Também é membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) e do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigre Brasil).